As Libras - Identificando Frases
Por: Ana Guedes Silva • 29/4/2021 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
1º Trabalho - Estudo de texto: Cultura e Comunidade Surda.
Questionário: Atividade Alfabeto manual.
Aluna: Ana Carolina Guedes Silva
Parte 1 – Instruções: Vídeo
Acesse o link da atividade e siga as instruções abaixo:
A – Escreva todo conteúdo da soletração apresentada nos vídeos(10 palavras), na ordem que aparecem. Obs.: cada trecho contendo uma soletração é repetido 2 vezes. Você poderá voltar o vídeo e repetir quantas vezes forem necessárias até conseguir identificar o conteúdo. Registre o conteúdo na ordem em que aparece e poste no campo da atividade ou envie em arquivo word/pdf/odt.
- Garrafa
- Médica
- Compleição
- Poços de Caldas
- Deslumbrar
- Contagem
- Sabonete
- Cozinheiro
- Inventário
- Refrigerante
B – Escolha um dos dois vídeos contendo recortes de um diálogo. O trecho escolhido deve ser traduzido da melhor forma possível por escrito e postado no campo da atividade ou enviado em arquivo word/pdf/odt.
- Olá, joia?
- Joia. Você sumiu.
- Estou muito ocupada. Você também.
- (...) ficar em casa (...) Você também.
-
-
- Tchau.
- Tchau.
Parte 2 – Instruções texto:
Para introdução às noções de Cultura e Identidade Surda, leia o texto Cultura e Comunidade Surda, de Ana Paula Santana e Alexandre Bergamo(2005) disponível no link abaixo:
https://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a13v2691.pdf (Links para um site externo.)
Imagine que o mundo em que vivemos é o mesmo, porém há uma única diferença: todos são surdos, incluindo você.
Como seria a vida, o dia a dia, o cotidiano desses habitantes surdos? Note que todas formas de vida são surdas.
Estabeleça uma lista de pelo menos 10(dez) contextos/situações/ tecnologias/formas de relação, etc. que seriam diferentes. Explique por quê seriam diferentes e, de forma colaborativa, estabeleça hipóteses de como poderiam funcionar.
Exemplos sugeridos de contextos/situações:
– Os alarmes de incêndio seriam sonoros?;
– Existiria trilha sonora nos filmes?;
– Como seria a estrutura física de uma sala de aula?
– Que tipos de artes existiriam para o entretenimento? Haveria música ou dança?
– Como as pessoas iriam se referir umas com as outras? Se chamariam de surdos?
– Como funcionariam os serviços médicos e de emergência?
– Que cultura seria desenvolvida? Que artefatos seriam produzidos?
Em um mundo onde todos são surdos, muita coisa seria completamente diferente. A começar pela comunicação, teríamos a liberdade de conseguir nos comunicar, todos com todos, homogeneizando a linguagem de forma a tê-la como única. A partir daí, o que me vem à mente são os diversos sinais de alerta sonoros que temos em diversos locais e ocasiões, como exemplo, sirenes de ambulâncias e viaturas policiais, provavelmente o que teríamos como alerta seriam as luzes piscando. O sinal sonoro de troca de aula ou intervalo nas escolas já não existiria, e acredito que poderia ser um sinal visual, como uma luz colorida, por exemplo. Buzinas de carros não existiriam, e talvez um farol de outra cor, e∕ou em outra parte do carro, fizesse a função de alerta. A música e a dança seriam ritmadas através de uma outra contagem, que não a sonora, sendo expressadas até mesmo de maneira conjunta. O futebol não seria iniciado por um apito. As pessoas seriam mais expressivas com o rosto, braços e mãos. Tudo seria expressado de maneira diferente. Com essa reflexão, me ponho em outro ponto de vista, talvez pensando de forma que nunca pensei antes. Através do texto, consegui compreender o afastamento social que pode ser vivido por muitos dos surdos.
...