TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções da linguagem

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE MACAPÁ-FAMA

CURSO DE LETRAS

SHEILA OLIVEIRA DE SOUZA

A INTENCIONALIDADE DO EMISSOR E OS GÊNEROS TEXTUAIS

Macapá

2015

FACULDADE DE MACAPÁ-FAMA

CURSO DE LETRAS

SHEILA OLIVEIRA DE SOUZA

A INTENCIONALIDADE DO EMISSOR E OS GÊNEROS TEXTUAIS

Projeto de Estágio apresentado ao curso de Licenciatura em Letras da Faculdade de Macapá, 5º Termo, como requisito avaliativo da disciplina Estágio Supervisionado II, sob a orientação da profª. Clébia Fátima de Oliveira.

Macapá

2015

SUMÁRIO

1 JUSTIFICATIVA        3

2 ÁREA DE ATUAÇÃO        3

3 TEMA        3

4 DELIMITAÇÃO DO TEMA        3

5 PROBLEMA        4

6 HIPÓTESES        4

7 OBJETIVOS        4

7.1GERAL        4

7.2 ESPECÍFICOS        4

8 FUNDAMENTAÇAO TEORICA        4

9 METODOLOGIA        6

10 RECURSOS        7

10.1HUMANOS        7

10.2 MATERIAIS        7

10.3 TECNOLÓGICOS        7

11 CRONOGRAMA        8

REFERÊNCIAS        8


1. JUSTIFICATIVA

Em todos os contextos de comunicação, a manifestação da linguagem se mostra relevante uma vez que o contato comunicativo se dá com a comunicação de sentidos entre os interlocutores, nessa perspectiva torna-se essencial o papel das funções da linguagem como determinantes dessa interação.

Isso significa que o procedimento da mensagem se processa considerando a finalidade de transmitir, assim participam da ação comunicativa: um emissor que transmite a mensagem a um receptor, valendo-se do código para concretizá-la, a mensagem é condizente a um contexto. Para que haja emissor e receptor é necessário um suporte físico, o canal.

As funções da linguagem se apresentam em vários contextos, em textos podem ser observadas mais de uma, porém sempre haverá a predominância de uma delas.

Com este projeto pretende-se contribuir com os alunos para melhor compreensão da presença das funções da linguagem nos seus variados contextos de ocorrência. Portanto, o tema do projeto é: A intencionalidade do emissor e os gêneros textuais, esta temática será desenvolvida com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Profº Nilton Balieiro.

As funções da linguagem constituem temática importante, pois marcam elementos da comunicação. Ainda mostram claramente as intenções do emissor e a condições do receptor, itens essenciais para o processamento da interação humana.

2.  ÁREA DE ATUAÇÃO

Língua Portuguesa

3. TEMA

A intencionalidade do emissor e os gêneros textuais.

4. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo da intencionalidade do emissor e os gêneros textuais com alunos da 1ª série do ensino médio do 2º turno da Escola Estadual Nilton Balieiro.

5. PROBLEMA

As dificuldades de compreensão que os alunos do ensino médio enfrentam ao se deparar com as mensagens veiculadas nos textos e relacionadas às funções da linguagem.

6. HIPÓTESES

  • Os alunos não identificam com facilidade as funções da linguagem em diferentes gêneros textuais porque não foram estimulados para esta ação.
  • A dificuldade de compreensão dos alunos quanto às funções da linguagem ocorre devido a falta de hábito de leitura.
  • Os alunos desconhecem os tipos de funções da linguagem em função das  suas poucas experiências com diferentes gêneros textuais.

7. OBJETIVOS

7.1GERAL

  • Reconhecer e compreender as funções da linguagem presentes nos diferentes gêneros textuais.

7.2 ESPECÍFICOS

  • Conceituar as funções das linguagens.
  • Analisar e identificar os tipos de funções da linguagem presentes em textos.
  • Verificar se os alunos da 1ª série do ensino médio conseguem identificar a função da linguagem predominante nos textos.

8. FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA

Segundo Chalhub (1990) as atribuições de sentido, as possibilidades mais variadas de interpretação que se possam apreender e observar na mensagem estão situadas inicialmente na orientação da intenção do fator da comunicação, este que determina a função da linguagem que caracteriza a informação.

Camocardi e Flory (2003) afirmam que qualquer dialogo verbal é condicionado pela presença de um emissor, um receptor que é interlocutor, uma mensagem na modalidade escrita ou texto também precisa do sujeito que escreve ou emissor, um interlocutor (leitor) e em veiculo de comunicação impresso (poema, anúncio, crônica, carta, entre outros).

Jakobson (1969) aponta que a linguagem precisa ser abordada amplamente em suas funções. O autor ainda afirma que para se ter uma ideia geral dessas funções faz se necessário observar os fatores constitutivos do processo linguístico do ato de comunicação verbal, assim se apresentam:

O REMETENTE envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO. Para ser eficaz, a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere (Ou "referente", em outra nomenclatura algo ambígua), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um CÓDIGO total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou, em outras palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um CONTACTO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação. (p.123).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (611.5 Kb)   docx (783.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com