Aspectos Históricos e Geográficos – Cinderela
Por: Elias Sousa • 15/6/2018 • Artigo • 1.530 Palavras (7 Páginas) • 177 Visualizações
Aspectos Históricos e Geográficos – Cinderela – Mostra Literária 2018 – 3º Série (EM)
Campo Histórico
Origem - A origem de Cinderela tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado La gatta cenerentola ("A gata borralheira"). A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C.. Existe também a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault.
Autor - Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 – Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu as bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, o que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil".
As suas histórias mais conhecidas são Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Gato de Botas, Cinderela, Barba Azul e O Pequeno Polegar). Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.
Publicação - Em 11 de janeiro de 1697 com quase 69 anos Charles Perrault, púbica um livro que recebeu o nome de Histórias ou contos do tempo passado com moralidades, mas também era chamado de "Contos da Velha" e "Contos da Cegonha", ficando, afinal, conhecido como "Contos da mamãe gansa". A publicação rompeu os limites literários da época e alcançou públicos de todos os cantos do planeta, além de marcar um novo gênero da literatura, o conto de fadas. Ao fazer isto, tornou-se o primeiro a dar um fim literário a estes tipos de histórias, antes apenas contadas entre as damas dos salões parisienses.
Obra - O Contexto e as Características da Obra e das Adaptações Cinematográficas se assemelham com o Período Histórico correspondente a Idade Média, período que comumente é dividido pelos historiadores em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. As duas partes abrangem o período que vai de meados do século V até o fim do século X e do século XI a meados do século XV, respectivamente. Cinderela estaria inserida na Baixa Idade Média, período que compreende, ao mesmo tempo, uma fase em que a civilização medieval chegou ao seu ápice, mas também entrou em declínio. O Período Medieval é fortemente marcado pela presença do Feudalismo, que foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra.
Comentário do Autor: A Análise dos Aspectos Históricos da Obra em discussão (Cinderela), foi realizada através do estudo da Obra Original (Charles Perrault) e também pelo estudo e analise de diversas Adaptações Literárias e Cinematográficas da Obra Cinderela, afim de ampliar as informações e consequentemente desenvolver a Análise Histórica da Obra da melhor forma possível.
Atenciosamente, o Autor.
Campo Geográfico
Em um reino que aparenta ser a França(LOCALIZAÇÃO), Cinderela era filha de um comerciante rico. Depois que seu pai morreu, sua madrasta tomou conta da casa que era de Cinderela. Cinderela então. passou a viver com sua madrasta malvada, junto de suas duas filhas que tinham inveja da beleza de Cinderela e transformaram-na em uma serviçal. Ela tinha de fazer todos os serviços domésticos e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Seu refúgio era o quarto no sótão da sua própria casa e seus únicos amigos: os animais da floresta (EXPLORAÇÃO DO TRABALHO / EXCLUSÃO SOCIAL)
Um belo dia, é anunciado que o Rei realizará um baile para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. No convite, distribuído a todos os cidadãos, havia o aviso de que todas as moças deveriam comparecer ao Baile promovido pelo Rei.
A madrasta de Cinderela sabia que ela era a mais bonita da região, então disse que ela não poderia ir porque não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderela, então, costurou um vestido com a ajuda de seus amigos da floresta. Passarinhos, ratinhos e esquilos a ajudaram a fazer um vestido de retalhos, mas muito bonito (EXCLUSÃO SOCIAL / MODO DE PRODUÇÃO ARTESANAL). Porém, a madrasta não queria que Cinderela comparecesse ao baile de forma alguma, pois sua beleza impediria que o Príncipe se interessasse por suas duas filhas. Sendo assim, ela e as filhas rasgaram o vestido, dizendo que não tinham autorizado Cinderela a usar os retalhos que estavam no lixo. Fizerarn isso de última hora. para impedir que a moça tivesse tempo para costurar outro.
Muito triste, Cinderela foi para seu quarto no sótão e ficou à janela, olhando para o Castelo na colina (RELEVO / CONCEITOS GEOGRÁFICOS - PAISAGEM). Chorou, chorou e rezou muito. De suas orações e lágrimas, surgiu sua Fada-madrinha que confortou a moça e usou de sua magia para criar um lindo vestido para Cinderela. Também surgiu uma linda carruagem e os amiguinhos da floresta foram transformados em humanos, cocheiro e ajudantes de Cinderela. Antes de sua afilhada sair, a Fada-madrinha lhe deu um aviso: a moça deveria chegar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos.
...