Atividade de aprofundamento
Por: mimicado • 12/9/2016 • Relatório de pesquisa • 346 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Atividade de aprofundamento II.
A atividade a seguir terá uma interpretação própria da crônica disponibilizada na matéria.
1) Qual é o tema de que trata a crônica e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto um trecho que justifique a sua resposta sobre o tema e um argumento que o autor usa para defender seu ponto de vista.
R: o tema que é explorado na crônica é quem é que nos atrapalha na vida,
sendo de nós mesmo somos culpados de nosso próprio fracasso, perdas e conquistas. O autor tem o ponto de vista que se queremos mudanças em nossas vidas pessoais e profissionais nós que devemos mudar não as pessoas ao nosso redor, pois oque nos priva de ser pessoas melhores e competentes são nossos pensamentos e nossas ações e a mudança só vem quando aprendemos a aceitar que estamos errados e podemos melhorar. Ele justifica seu ponto de vista no trecho: “No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.”
2) Para leitura e compreensão dessa crônica quais tipos de conhecimentos prévios são exigidos? Justifique sua resposta, a partir da leitura do material teórico e do que apreendeu.
R: Conhecimento linguístico, conhecimento textual e conhecimento de mundo.
Conhecimento Linguístico nos faz diferenciar e compreender textos se esta escrita em nossa língua materna ou não.
Conhecimento textual é nosso conhecimento de diferentes textos lidos e usamos esse conhecimento para identificar sobre oque o texto se trata por exemplo: se o texto é um poema ou uma receita de bolo.
Conhecimento de mundo é o conhecimento adquirido desde nosso processo de aprendizagem e nossas experiências de vida, e com isso sabermos diferenciar termos usados no texto como linguagens figurativas e também nos faz imaginar em nossa mente oque esta sendo narrado no texto.
...