Atps Literatura Brasileira
Por: dimassiqueira • 28/5/2016 • Relatório de pesquisa • 354 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
CURSO DE LETRAS
7º Semestre
LÍNGUA INGLESA V
Acadêmicos:
Alexandre de Camargo RA 6950475983
Dimas Siqueira Silva RA 8945200732
Fernanda Vilar Moura RA 1259483879
Inês de Sales Vargas RA 6367209741
Vanderlei Lima RA 6619358871
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de “Língua Inglesa V”, sob orientação do Tutor Presencial Profº Jesus Aparecido Dias Castaldi.
INDAIATUBA
2016
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise comparativa das obras representativas dos principais movimentos literários brasileiros a partir do século XIX, e propõe, entre outros, o confronto da Primeira Geração Modernista com a estética Parnasiana, baseada na análise dos poemas: “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, e “Profissão de Fé”, de Olavo Bilac, bem como do “Manifesto Antropófago”, de Oswald de Andrade, e “Prefácio Interessantíssimo”, de Mário de Andrade.
Em seguida, haverá o confronto entre o enredo da narrativa “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e a retomada dos pressupostos do Realismo/Naturalismo pela Segunda Geração Modernista. Para a compreensão da Terceira Geração Modernista, é proposta a leitura e análise do conto “A terceira margem”, de Guimarães Rosa, e da crônica “Mal-estar de um anjo” de Clarice Lispector.
PARNASIANISMO
PRIMEIRA GERAÇÂO MODERNISTA
ANÁLISE POÉTICA
SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA
TERCEIRA GERAÇÃO MODERNISTA
Para Finalizar
Pudemos observar as diferenças literárias entre Guimarães Rosa e Clarice Lispector quando se trata de gênero literário.
Em todo processo que permeia a terceira geração modernsta podemos observar que Guimarães Rosa preocupava com o enredo e suspense com seu regionalismo dos costumes e da fala sertaneja. Enquanto Clarice Lispector detinha-se no cotidiano, em suas crônicas, com uma sondagem psicológica mais profunda dos personagens.
Referências Bibliográficas:
...