AÇÃO LEITORA DE UM LEITOR ATIVO
Por: Iris Braga de Oliveira • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 465 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
ESTUDOS DISCIPLINARES II
AÇÃO LEITORA DE UM LEITOR ATIVO
Aluno(s):
Iris Braga de Oliveira RA 1607140
Juliana Souza P Serra RA 1616339
Rafael Alves Braga RA 1607750
Vanessa Cristina Gomes RA 1615931
Jabaquara
2016
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................03
Desenvolvimento.......................................................................................................04
Texto para reflexão....................................................................................................05
Referências................................................................................................................06
- Introdução
Esse trabalho, seguindo a grade de Estudos Disciplinares do curso de Letras, ministrado pela professora Ana Lucia Machado da Silva, tem como propósito indicar uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
- Desenvolvimento
Podemos listar várias ações que representem um papel ativo do leitor, fazendo com o que o mesmo não seja apenas um membro passivo do senso comum referente à leitura, afinal sua leitura não se resume apenas a concordância e entendimento das palavras lidas, sua leitura vai além disso. Segundo Koch & Elias (2006) “a leitura é uma atividade de produção de sentidos, baseada na interação autor-texto-leitor”. Para produzir sentido em um texto, devemos considerar nossos conhecimentos como leitores, e também as possibilidades expressivas do idioma.
A ação ativa do leitor transforma o texto lido em uma nova perspectiva, uma nova visão, e por sua vez o desenvolve como indivíduo, através das lições aprendidas durante a leitura. Não é mais tolerável que o leitor pratique apenas o papel passivo e receptivo da mensagem. É necessário que ele possa levantar hipóteses, duvidar, criticar, identificar intertextualidades, imaginar como tal historia termina e se decepcionar ou se emocionar com a surpresa da idéia do autor ser oposta a sua.
Como educadores, devemos incentivar através de textos atrativos para os alunos, estratégias de tomar o texto para si, de não aceitar aquela hipótese como a única a ser levantada. Quando conhecemos a individualidade de nossos alunos, podemos sugerir leituras que os incitem a já no titulo e introdução, levantar hipóteses sobre aquele assunto que já faz parte do seu conhecimento de mundo, e assim, participar da criação de leitores curiosos, que busquem temas que os tire da zona de conforto, enriquecendo também seus conhecimentos enciclopédicos.
Dentre as ações leitoras que demonstre o papel ativo do leitor, citamos a Reflexão, que torna o leitor um reconstrutor do conteúdo lido, onde é possível analisar e entender o texto de um ponto de vista diferente do autor, deixando de ser apenas um leitor passivo, que muitas vezes sequer compreende o objetivo da mensagem.
Ao refletir sobre a mensagem que nos impacta de alguma forma, nos forçamos a ampliar nossos sentidos, nosso raciocínio, efetuamos comparações entre ficções e realidade, saímos da zona de conforto, do senso comum, e damos uma nova visão, um novo sentido ao texto lido. Em contrapartida, refletindo sobre o ponto de vista do outro, conhecemos melhor nosso próprio ponto de vista e evoluímos em nossas estratégias.
...