O papel ativo do leitor
Por: Gabriela Motta • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Gabriela Pereira Braga da Motta
Yasmin Martins Guarilha
RA 1615512
RA 1617009
POLO
Teresópolis
2016
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
Resposta:
A leitura é algo muito além de uma mera decodificação de signos gráficos. Apesar de essa tarefa de decodificação ser necessária para o ato de ler, este último não se limita a isso. Para que haja uma leitura eficiente, é preciso averiguar o que o leitor conseguiu extrair do texto e sua posterior compreensão do mesmo.
Para construir um texto onde haja sentido, observa-se a necessidade de uma interação entre o autor-leitor. E, para que haja tal interação, o leitor precisa ativar seu conhecimento prévio para atribuir o sentido que o autor deseja dar ao deixar pistas textuais.
O que o leitor pensa do assunto pode levá-lo a levantar hipóteses, mesmo ao fazer uma breve leitura dos elementos destacados do texto. Porém, ao longo da leitura deve-se rever se ainda é válida tal suposição.
O conhecimento de mundo e enciclopédico de cada leitor, bem como toda a sua bagagem cultural, social, etc., são fatores imprescindíveis que deverão ser acionados durante a leitura, propiciando a compreensão do texto. Dessa forma, cada leitor promove uma leitura diversificada e propõe uma nova visão e discussão.
Portanto, a compreensão do texto configura uma interação satisfatória entre autor e leitor. O leitor não deve ser um ser passivo, um mero expectador. Com efeito, o leitor proficiente é um agente imprescindível, que dialoga com o autor, criando, assim, um processo intérmino.
...