Como Acontece a Mudança na Língua
Por: babi90210 • 16/8/2016 • Resenha • 602 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
CRYSTAL, David. The Cambridge Encyclopedia of the English Language. Cambridge University Press, 1987.
Fichamento páginas 332 e 333.
Como acontece a mudança na língua?
Segundo Crystal (1987, p. 332) durante parte do século XIX, acreditava-se que uma mudança de som afetaria a língua simultaneamente: um sistema sonoro poderia sem problemas desenvolver o próximo e todas as palavras com sons específicos seriam afetadas.
As mudanças linguísticas ocorrem gradualmente. Alguns falantes a introduzem no discurso e algumas palavras sofrem mudanças antes das demais. No início, a mudança sonora ocorre em poucas palavras, em seguida ocorre com muitas e elas são utilizadas com mais frequência, logo a maioria das palavras sofrem a mudança.
Este tipo de processo está relacionado aos estudos sociolinguísticos de variação linguística contemporânea cujo percursor é William Labov (1927-), com seus estudos comprovou que a variação no uso da língua é encontrada em qualquer comunidade. É a evidência de mudança em progresso na língua.
Por que a língua sofre mudanças?
De acordo com Crystal (1987, p. 332) é fácil perceber mudança na língua, assim que ela ocorre. Se refletirmos como as pessoas falavam anos atrás, como se referia a uma nova palavra que foi introduzida na língua, ou para expressar uma opinião sobre o aparecimento de um clichê. É impossível prever o que irá mudar na língua. Quais sons, palavras ou construções gramaticais irão mudar nos próximos 10,20 anos.
É complicado ser preciso sobre as origens da mudança na língua, como Quem foi o primeiro a utilizar a nova forma? Como ela foi usada? e Quando exatamente? Dicionários históricos sempre dão uma data aproximada da entrada de uma nova palavra ou significado, mas estas datas não são exatas, pois a palavra já pode ter sido usada na linguagem escrita. O primeiro uso de uma palavra no discurso sempre é desconhecido por muitos anos.
Para obtermos respostas a estas perguntas, precisamos saber por que a língua muda. Se compreendermos as causas da mudança, podemos fazer previsões sobre uma mudança que irá acontecer, e observar enquanto ela está acontecendo. Existe muita especulação sobre o assunto, como de um campo distante a teologia (cuja causa foi a arrogância do homem manifestada na Torre de Babel) e climatológicas (cuja mudança é consequência da localização física do homem). Alguns estudiosos adotaram uma visão pessimista, acreditando que as causas não podem ser encontradas.
Crystal (1987, p. 333) afirma que atualmente especulação e pessimismo estão sendo substituídos pelo aumento de pesquisas científicas, que mostrou que não existe uma única razão para a mudança na língua. Existem muitos fatores que precisam ser examinados, como a natureza da estrutura da linguagem e a natureza da sociedade.
Fatores sociais podem motivar as pessoas a mudarem sua linguagem, mas há algo nela por assim dizer, que acolhe a mudança.
A facilidade de articulação no século XIX ocorreu com sons que mudaram porque os falantes queriam utilizar menos esforço possível. Devido a isso alguns sistemas de sons tornaram-se mais simples durante os anos. Somente uma pequena parte da mudança linguística pode ser explicada pelo princípio do menor esforço articulatório.
...