Como Fazer Observação Em Estagio
Casos: Como Fazer Observação Em Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenafialho • 23/5/2014 • 5.623 Palavras (23 Páginas) • 372 Visualizações
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO...................................................................................................... 04
INTRODUÇÃO........................................................................................................ 05
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO....................................... 06
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE COPARTICIPAÇÃO................................ 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 17
ANEXOS (FICHAS DO RELATÓRIO)................................................................. 19
Apresentação
Este relatório tem por objetivo informar e comprovar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de Letras/Literatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de AQUIDAUANA-MS.
O estágio Supervisionado também objetiva proporcionar ao acadêmico a complementação do ensino e da aprendizagem acadêmica e deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos das escolas/campo de estágio e possibilitar ao acadêmico, oportunidades de integração nas escolas Educação Básica que lhe ofereçam treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, pedagógico e do relacionamento humano.
Durante o estágio fiquei mais próxima da realidade escolar, podendo observar e
aprender muito sobre o ensino. Tive a oportunidade de ver como o professor é a peça fundamental para o desenvolvimento do aluno, pois ele é a referência de pessoa correta,
para os alunos, é ele quem transmite valores que na maioria das vezes deveriam ser transmitidos pelos pais.
E, é com grande satisfação que apresento essa etapa do trabalho que muito contribuiu para minha formação profissional.
INTRODUÇÃO
Realizei o meu estágio na Escola Estadual Romalino Alves de Albres, que está situada na Rua a João Leite Ribeiro nº 1545, na Vila Flor, Anastácio MS, CEP 79210-000, CNPJ/CPF: 24.664.831/0001-34
Essa escola foi inaugurada no dia, 29 de janeiro de 1967, nesta época essa escola ainda era municipal, tendo como primeira diretora, a professora Letícia Santulho. A escola recebeu esse nome, em homenagem o Sr Romalino Alves de Albres que pertencia a uma família tradicional do município, e foi ele quem doou o terreno onde a escola foi construída, está família pecuarista não tinha vinculo com a educação apenas no meio político da cidade.
Em 1988, a escola passa para rede Estadual e tendo como diretora a professora Ciza Pires Batista, até a presente data não havia coordenadores na escola. Somente no ano de 2005 a escola ganhou à primeira coordenadora a professora Mara dos Santos Lima, e coordenadora adjunta Sonia Soares Brites e como supervisor o Sr Hernandes Peixoto.
Hoje a escola tem como diretora a professora Elza Maria da Silva Aguirre, como coordenadoras as professoras Lizete Maria Gonçalves e Rosinei de Oliveira, a secretária é a senhora Raquel Fontes, que juntamente com a equipe administrativa e com a equipe pedagógica estão realizando um ótimo trabalho, apoiando em sua política educacional.
O estágio teve uma carga horária de 160 horas, divididas em duas etapas: a fase de observação com 60horas e a fase de co-participação com 100 horas.
Na fase de observação, foram realizadas as seguintes atividades: observação da estrutura e o funcionamento da escola e das aulas da professora cooperadora em sala de aula.
Na fase de co-participação, foram desenvolvidas as atividades de orientação aos alunos, auxilio a professora e correção de provas e trabalhos dos alunos.
FASE DE OBSERVAÇÃO
Aos 22 dias do mês de abril, ano de 2010, iniciei na escola Romalino Alves de Albres a primeira parte do estágio supervisionado – Fase de Observação. Essa escola esta situada na Rua João Leite Ribeiro nº 1545, na Vila Flor, Anastácio MS, CEP 79210-000, CNPJ/CPF: 24.664.831/0001-26. De acordo com o projeto político pedagógico, essa escola está fundamentada na lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 939/96, art.12, I) e (art. 13, I) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais, contribuindo de forma significativa para as discussões em torno da pedagogia adotada pela escola.
Conversando com a coordenadora da escola, pude constatar que a grande maioria da clientela atendida pela escola é de classe econômica baixa, a escola atende todo o complexo das vilas Alto de Anastácio, vila Bem-te-Vi e uma grande quantidade do centro, pois é a única escola mais próxima que oferece ensino Médio e o curso Ensino de Jovens e Adultos o “EJA”, possui também uma sala especial para alunos com problemas e conta também com o sistema de inclusão de alunos deficientes físicos e auditivos, com a disposição de interprete de libras para os alunos surdos.
1. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA
Quanto à estrutura física da escola pude observar que é uma escola bem grande possui o primeiro e o segundo piso que além das escadas para subir conta também com elevador em caso de alunos com necessidades especiais, ela é toda murada e conta ainda com uma quadra coberta para fins recreativos dos alunos. Logo na entrada a direita fica a secretária da escola que é toda equipada com armários adequados para armazenamentos de documentos e também computadores e impressoras. Ao lado fica a sala da coordenadora, que tem uma mesa com duas cadeiras, um armário
...