Como Fazer um Glossário Customizado de Vocabulário no Excel
Por: Prof. Antonio Henrique • 3/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 793 Visualizações
[pic 1]
TREINAMENTO INTEGRAL da COMUNICAÇÃO
Guia V.1 “O GLOSSÁRIO CUSTOMIZADO”, por Antonio Henrique Garcia Rodrigues
Campinas – SP, 2016
Guia V.1 Parte 1
ÍNDICE
Introdução
Página 1
O Método TIC
Página 2
O Glossário Customizado
Página 3
Construção do Glossário Customizado
Página 4-8
Considerações
Página 9
Sobre o Autor
Página 9
2
INTRODUÇÃO
- importante sabermos que grandes docentes do ensino de um idioma são, também, dicionaristas ou lexicógrafos. Acadêmicos da língua atuam como professores, e no decorrer de suas carreiras, especializam-se em conhecimentos afins como a filologia, a linguística ou a tradução e interpretação de textos. Esses agentes da educação são letrados, e por isso, capacitados para lecionar cursos e ensinar o idioma.
Esta guia nos explica o método de ensino e aprendizagem conhecido como Treinamento Integral da Comunicação, ou TIC.
O MÉTODO DO TIC
Durante as sessões, o aluno aprende o idioma estrangeiro treinando. O treino é uma prática continua, de cunho formativo. O treinamento é, portanto, integral, já que o aluno fica a exposição de diversos recursos de aprendizado em prol de se tornar fluente no idioma alvo. Durante o treinamento o professor expõe para o aluno alguns dos seguintes itens:
- Explicações inerentes à gramática e estrutura das frases;
- Diálogos para promover a conversação e desenvolver habilidades interpessoais;
- Exercícios e atividades complementares como artigos, vídeos e/ou teasers, canções, produções radiofônicas, leituras paradidáticas, etc;
- Orientações para o uso do material didático e familiarização com o conteúdo interno do mesmo;
- Feedbacks semanais direcionando o aprendizado com fins heutagógicos;
[pic 2]
3
- Glossário customizado para consolidar o vocabulário com palavras indispensáveis.
O Glossário Customizado
Um glossário é um tipo de dicionário. Já desde o começo, o aluno do TIC aprende como fabricar um glossário a favor do seu aprendizado. O glossário lhe permite memorizar as palavras das sessões de treinamento e associá-las sem correr o risco de esquecê-las.
As sessões têm, como embasamento, a comunicação. A comunicação
- um recurso extraordinário que permite ao praticante da língua aprender um grande número de palavras num curto espaço de tempo sem necessidade de se dedicar tanto ao entendimento de conceitos oriundos do idioma.
Para encaminhar o aluno a resultados satisfatórios no aprendizado, o TIC decidiu por direcionar as sessões com interesse heutagógico*, que se refere aos processos educacionais alinhados com as TICs* e o e-learning (aprendizado à distância).
*Para mais informação, clique no seguinte link https://pt.wikipedia.org/wiki/Heutagogia
*Cabe ressalvas que as TICs são Tecnologias de Informação e Comunicação e o TIC é o Treinamento Integral da Comunicação.
4
Construção do Glossário Customizado
Após cada aula, o aluno deverá MIGRAR as palavras que foram escritas no decorrer da sessão no wordpad para a sua planilha excel.
Está planilha excel foi diagramada de acordo com os princípios de um glossário, ou seja, com o intuito de colocar as palavras mais importantes. Neste caso serão as palavras que apareceram durante a unidade do livro ou da lição e o aluno deverá levá-las até a aba da planilha, para fixá-las melhor na mente, e ter um controle da grande quantidade de palavras que sempre surgem durante o aprendizado.
Esta planilha é um tipo de glossário inovador, e tem como referência as premissas da gramática universal, descoberta pelo linguista Noam Chomsky.
Você irá criar 7 (sete) colunas, e cada coluna irá corresponder à estrutura essencial da gramática e suas palavras pertinentes.
Vejamos à continuação coluna por coluna:
5
[pic 3]
Na coluna Red (Vermelha) você irá colocar palavras ou assuntos importantes que não podem ser esquecidos. Podem ser:
[pic 4]
- Explicações gramaticais, como por exemplo o plural irregular no inglês de algumas palavras (Child e Children);
- Regras para compor uma frase em interrogativa, como colocar o signo de interrogação no começo da frase, no caso do idioma espanhol (¿?);
- Algo relacionado com pronúncia, como por exemplo o som do “H” é muito sonoro no inglês, mas é muda no espanhol.
- Indicações que o professor tenha dado em particular, como por exemplo, um detalhe que o aluno sempre erra .
Na coluna Orange (Laranja) você irá colocar palavras que conectam palavras, ou palavras que conectam frases, que são chamadas também de liaisons*. Nós iremos ver com mais calma que tipos de palavras são os liaisons na segunda parte da Guia V.1.
...