Compreender as estratégias utilizadas para causar humor .
Por: Mariene Macedo • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
Justificativa:
Dentre a enorme diversidade de textos que compõem o “universo” linguístico, figuram-se os textos humorísticos cuja finalidade é despertar o humor por parte do interlocutor.
Considerando que linguagem é a interação, um modo de ação social, um lugar de conflitos e de controle ideológico, esses textos atraem e envolvem ao mesmo tempo nos faz rir. Por serem vários gêneros optou-se o trabalho em sala de aula pela anedota e pela piada porque a ANEDOTA, se constitui numa fonte inesgotável e, por que não, irresistível, tanto para a demonstração quanto para a compreensão dos mecanismos e das ideologias que se utilizam do discurso humorístico para serem veiculados, já as PIADAS mexem com o corpo, trabalham a expressão corporal, nos preenche de alegria quando bem contadas e poderia funcionar como um eficiente remédio para os males que assolam a humanidade.
Em tempos que os “ males “ estão soltos o gênero humor vem colaborar para a alegria desses “males”, sendo importante saber a origem da palavra e como ela tem influência em nossa vida.
A palavra humor surgiu na medicina humoral dos antigos Gregos. Naqueles tempos, o termo humor representava qualquer um dos quatro fluidos corporais (ou humores) que se considerava serem responsáveis por regular a saúde física e emocional humana. O humor é uma das chaves para a compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades num sentido amplo, sendo elemento vital da condição humana. O homem é o único ser que ri, e através dos tempos a maneira humana de sorrir modifica-se acompanhando os costumes e correntes de pensamento.
O humor torna-nos a vida mais fácil. Está provado que quem ri é mais produtivo, mais criativo, mais comunicativo, toma decisões mais rapidamente e não tem tanta propensão para a doença, pois o riso fortifica o sistema imunológico e liberta endorfinas que combatem a dor. Um minuto de riso equivale a cinco de relaxamento e dez minutos de riso incontido baixam as dores físicas durante, pelo menos, duas horas.
O humor está presente na vida, não somente nas piadas que correm de boca em boca e nos textos de humor. Percebemos a importância do uso de textos que estejam mais próximos da realidade do aluno para o estudo da sintaxe . A compreensão de uma piada não passa pela decodificação do texto, mas sim pela interpretação. Ao interpretá-la, estimulam-se o questionamento sobre o texto e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de novas leituras de um mesmo enunciado.
Para isso, busca-se esses textos com essa intenção e as adivinhas e charadas que divertem e provocam curiosidade, valorizam a leitura como fonte de prazer e entretenimento criando um clima de suspense que os alunos gostam de decifrar e possibilita o desenvolvimento da expressão oral e contribuem para um bom entretenimento”, da literatura popular.
Objetivos:
• Compreender as estratégias utilizadas para causar humor;
• Aprimorar a habilidade de ler e compreender textos humorísticos;
• Produzir respostas por escrito de acordo com as questões propostas.
• Possibilitar a aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e prazerosa por serem textos curtos e de fácil memorização, ajudando os alunos a pensarem e a se concentrar na forma convencional da escrita das palavras.
• Ler os textos humorísticos e perceber nas entrelinhas ambiguidades existentes explicando o funcionamento da língua
• Estimular o aluno a pensar, pesquisar, analisar as anedotas, piadas, quadrinhos, o que é?, o que é? Charges, etc
• Ler e interpretar textos.
• Fazer inferências.
• Desenvolver a capacidade de apresentar textos orais para diferentes públicos
• Ler e interpretar as piadas oralmente .
• Conhecer a estrutura do texto piada e/ou anedotas
Conteúdos:
• Textos humorísticos
• Variação Linguística
• Pontuação
Etapas:
1º Momento
Questionamentos sobre os textos humorísticos que eles conhecem fazendo uma lista no quadro com os gêneros que eles ditarem (ex: piadas, tirinhas, charges, programas de televisão, HQ’s).
Fazer umas pegadinhas na sala de aula para os alunos em forma de desafio
Pegadinha 1:
Você sabe como é que muda pede café?
- Tira o pé de café de um lugar e planta em outro.
Pegadinha 2:
Quem é que sempre precisa de uma mãozinha pra trabalhar?
- A manicure
Pegadinha 3:
Por que o namoro da goiabada com o queijo não deu certo?
- Porque o queijo era
...