Contribuições Sociológicas Para A Educação
Resenha: Contribuições Sociológicas Para A Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcia2711 • 27/10/2014 • Resenha • 380 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
A educação é um processo histórico e social de tornar seres humanos em cidadãos aptos de viver em sociedade, pois segundo Marx(1993), “o homem é um ser natural, universal, social e consciente...”, e embora receba ao nascer, sua base biológica e natural, necessita de um processo de humanização social e consciente, que envolva intelectualidade, ordem e disciplina.
Ocorreram modificações importantíssimas após as revoluções do século XVIII, como por exemplo, o capitalismo que desfavoreceu a classe menor, e com ele a exploração do trabalhador. Com todos estes acontecimentos, surgem profundas mudanças nas praticas sociais, modificando o processo de formação humana, colocando a escola como a principal instituição preparatória para vida em sociedade.
As manifestações pelos direitos educacionais, como um bem comum á todos , vieram ganhando força a cada década, mas somente na modernidade, a escola assume o papel de instituição educativa significativa na sociedade, para o processo educativo de todos.
Segundo a Sociologia da Educação, o processo educacional precisa estar ligado ao espaço de aprendizagem. A escola deverá abrir espaço para análises acerca dos acontecimentos do mundo e suas implicações. Desta forma o aluno se desenvolverá socialmente e intelectualmente
Pelo que se percebe em estudos realizados acerca da sociologia na educação, a aprendizagem está altamente ligada aos termos sociológicos que o aluno vive. A educação precisa ultrapassar os âmbitos escolares e ser concomitante com a vida social e cultural de cada aluno, pois cada aluno traz consigo sua bagagem cultural e sua bagagem social, e elas são características próprias e individuais, que precisam ser trabalhadas para o bom desempenho do aluno. Infelizmente nos parâmetros da educação atual, isto está muito longe de ser alcançado, pois o sistema educacional não possui uma estrutura sólida para a resolução dos problemas sociais e culturais que afetam direta ou indiretamente o aprendizados das crianças.
A escola não pode simplesmente permanecer em um ambiente isolado e fechar os olhos para os problemas sociais enfrentados pelos alunos e suas famílias, ela precisa estar preparada para solucionar os problemas e não apenas transferi-los de órgão de competência ou simplesmente ignorá-los. Ao se deparar com problematizações existentes no dia á dia da escola, professores, orientadores, coordenadores e diretores, precisam partir do ponto de inicio, buscando a raiz de onde se origina tais situações, buscando medidas e melhorias para tais problemas.
...