TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convide Seus Amigos

Trabalho Universitário: Convide Seus Amigos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

Existem na internet milhares de receitas de como fazer uma redação. Muitas até conseguem melhorar o desempenho do aluno. Outras se resumem no velho ato de apenas reinformar a estrutura desse tipo de texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Já este post visa mais do que a soma disso tudo. Propõe-se de fato fazer com que o aluno não apenas saiba como é uma redação nota 10. Mas que ele aprenda produzi-la. Para tanto, compartilho do método que muito me ajudou e com certeza lhe dará condições suficientes para fazer uma redação nota 10.

O primeiro passo é preparar-se para escrever. Isso mesmo. Escrever exige uma preparação prévia. Ora, uma redação não surge do nada. Pelo contrário, surge do conhecimento que o aluno possui sobre aquilo que deseja dissertar. Esse conhecimento pode vir de uma experiência vivida, de conhecimento de mundo... Mas principalmente da leitura. Só se pode escrever sobre aquilo que se sabe. E só se sabe sobre aquilo que se conheceu (leu). Ler é primordial!

Depois de muita leitura (e é importante destacar que a leitura nunca se esgota) o segundo passo é a prática. Procure dissertar sobre diversos temas, principalmente, aqueles que você sente mais dificuldades. Um bom exercício é parafrasear textos de livros que ensinam sobre esse processo. Nesses mesmos livros busque entender como funciona a composição de cada tipo de texto.

Um terceiro passo é aprender a corrigir você mesmo a sua produção. Mas de que forma? Busque inicialmente ajuda de seu professor de Português (ele estudou para isso, por isso, domina o assunto) e depois você perceberá que terá condições mínimas de corrigi-lo. Por exemplo: marcando termos repetitivos e trocando-os por sinônimos; verificando a pontuação, palavras escritas de forma errada, ambiguidade etc.

Acredito que esses três passos somados a uma prática diária melhorarão e muito a sua escrita. Agora, para finalizar demonstrarei tudo isso na prática a partir de uma redação que fiz no tempo do cursinho pré-vestibular.

Tema: A Televisão

Telespectadores ou Alienados? (perceba que este foi o meu título escolhido. A partir dele, é possível perceber que tipo de abordagem fará a respeito da televisão).

Um dos maiores meios de alienação sem dúvida alguma são os meios de comunicação, em especial a televisão. (iniciei meu texto com um Tópico Frasal – uma afirmativa de destaque – é sobre esse tópico que discorrerei a minha dissertação). Pois, através dela o telespectador passa a ser manuseado: agi sem ideias próprias seguindo um padrão por ela determinado, subordinando-se a mesma. (o primeiro parágrafo está pronto. Aqui vemos construída a Introdução da dissertação. Perceba que este parágrafo é composto de introdução (tópico frasal) de desenvolvimento (que são os meus argumentos que desenvolverei ao longo do texto, e que estão em itálico e que utilizarei para persuadir o leitor. Note os elementos de coesão grifados que remetem a ideia de televisão) e também de uma conclusão: o fecho da ideia principal).

Tal fato é evidenciado nas propagandas expostas na TV, como as de moda, na qual as pessoas são induzidas a comprar tais produtos tornando-se propagandas ambulantes: Fórum, Bad Boy, Maresia etc. (primeiro argumento a ser defendido. O parágrafo inicia com um conectivo de coesão grifado que retoma a ideia do parágrafo inicial).

Outro fator, diz respeito ao sistema ideológico que ela nos impõe “obrigando” jovens, adultos, crianças a comprarem a qualquer custo produtos em lançamentos: roupas, brinquedos, cigarros, bebidas etc. (este terceiro parágrafo retoma a ideia anterior por meio do conectivo grifado. Se trata de outro argumento a ser defendido).

Com tudo isso, a pessoa que a chega ao ponto de subordina-se a ela. Seu café da manhã vem do programa Mais Você. Almoça o que ver na novela “Vale a Pena ver de novo”. Janta uma comida italiana, devido a novela “Esperança”. (nesse último argumento, novamente iniciamos o parágrafo com um conectivo retomando a ideia anterior. Perceba os argumentos presentes).

Com tantos argumentos torna-se claro aceitarmos a TV como meio de alienação. Mas será que todo telespectador é um alienado? Não. Quando fazemos dela apenas um meio de distração ou informação. Mas quando vivemos dela ou para ela, seguindo uma ideologia, somos seres alienados como muitos outros que ainda não se deram conta. (aqui temos a conclusão que responde a questão inicial de nosso título. A afirmação é clara. Porém, ela não generaliza o todo. Isso é percebido na pergunta, (Mas será que todo telespectador é um alienado?) que por meio de argumentos é logo respondida).

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

Foco no tema. Interprete a proposta de redação com atenção à “frase-tema”. Perceba eventuais armadilhas. Se, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com