Correlação Entre As Personagens Domingas E Val De ‘’Dois Irmãos’’ E ‘’Que Horas Ela Volta’’ E Suas Relações Empregada-Patroa.
Por: izukubakugou • 14/11/2023 • Trabalho acadêmico • 2.291 Palavras (10 Páginas) • 73 Visualizações
WHELLISON WENDEL I. DA SILVA
CORRELAÇÃO ENTRE AS PERSONAGENS DOMINGAS E VAL DE ‘’DOIS IRMÃOS’’ E ‘’QUE HORAS ELA VOLTA?’’ E SUAS RELAÇÕES EMPREGADA-PATROA.
Trabalho apresentado à disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa I, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Antonio Aparecido Mantovani (Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso) como requisito parcial para a obtenção de nota.
SINOP - 2021
SUMÁRIO
I – Identificação.....................................................................................................................
II – Considerações Iniciais....................................................................................................
III – Domingas e seu desejo de ir embora invalidado...............................................................................................................................................
IV – A Libertação de Val.......................................................................................................
V – Considerações Finais.......................................................................................................
VI – Referências Bibliográficas............................................................................................
I – INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como interesse fazer uma correlação entre as personagens de duas obras de sucesso lançadas com quinze anos de diferença, mas com abordagens similares e atuais. As obras mencionadas são ‘’Dois Irmãos’’ de Milton Hatoum, livro lançado em 2000, e o filme ‘’Que Horas Ela Volta?’ da Anna Muylaert, lançado em 2015.
As personagens citadas e retiradas para o recorte do presente texto são duas funcionárias domésticas com histórias divergentes, mas situações semelhantes. Ao correlacionar as duas personagens, uso do recorte da relação patroa e empregada doméstica através da diferença de classe social para abordar as condições de trabalho em que estas estão inseridas.
No primeiro momento, há a contextualização breve entre as duas obras trabalhadas para melhor compreensão da escrita, e posteriormente a descrição e menção das similaridades das personagens que são importantes para a elaboração desta análise. Por fim, a comparação do desfecho de ambas dentro de cada cenário de suas histórias.
II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Uma das obras dedicadas a este espaço é de autoria de Milton Hatoum, lançada lá no ano de 2000. Sendo seu segundo romance publicado, ‘’Dois irmãos’’ foi um sucesso de crítica e é considerado um dos melhores trabalhos de Hatoum. Inclusive, o escritor e professor literário recebeu o Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil, por seu livro de destaque. Hatoum é conhecido como um dos escritores vivos mais conceituados do país, com sua escrita marcante e seu padrão por englobar assuntos de dramas familiares e também atuais, o autor já publicou ao todo oito romances contemporâneos.
A obra em questão contém mais de duzentas páginas e é dividido em aproximadamente dez capítulos. A história segue a vida de dois irmãos, como o próprio título já evidencia, e suas trajetórias ao decorrer dos anos, mas não somente isso, Hatoum faz questão de enriquecer o desenvolvimento dos outros personagens que compõem a escrita. Com o dom de transformar toda a narrativa em uma melancolia infinita, a ficção abrange elementos de amor, ciúmes, vingança, desprezo, bullying, crescimento pessoal e até mesmo insinuações e momentos de incesto.
Situado em Manaus, ‘’Dois irmãos’’ narra as desavenças familiares dos gêmeos Yakub e Omar. Após um ‘’acidente’’ causado pelo caçula, no qual ele cortou propositalmente o lado esquerdo do rosto do irmão, motivado por ciúmes e inveja, Yakub se mudou forçadamente aos treze anos de sua cidade natal, onde cresceu e criou laços. O mais velho foi mandado para o sul do Líbano, mais especificadamente uma aldeia em que seu pai nasceu, para que não houvesse nenhuma retaliação ao seu irmão, medo que seus pais, Halim e Zana, nutriram após a tragédia. Yakub permaneceu em outro país por cinco anos enquanto Omar não sofreu sequer punição, aliás, os sentimentos e cuidados quase doentios de sua mãe só intensificaram, apagando totalmente a existência de um segundo filho na casa.
Com a volta de Yakub para Manaus, todos imaginam que os momentos conturbados foram apagados e a família continuaria a viver normalmente após a separação, mas o leitor se surpreende com uma tempestade de acontecimentos apocalípticos que, ouso dizer, se não superando, igualando aos irmãos das histórias bíblicas Caim e Abel.
O narrador da história não é nenhum dos dois irmãos, Milton Hatoum fez uma excelente jogada ao revelar somente nos últimos capítulos que na verdade tudo não passa de memórias acumuladas ao longo dos anos por Nael, o filho da empregada doméstica, Domingas, e também filho de um dos gêmeos, que não é revelado em nenhum momento para o público. Mais adiante, haverá um espaço focado em Domingas e sua trajetória, personagem em análise para este trabalho.
A outra obra em questão é o filme ‘’Que horas ela volta?’’ da autora premiada Anna Muylaert com lançamento no ano de 2015. O filme foi um sucesso de bilheteria e crítica no Brasil, e colecionou vários prêmios e indicações internacionais. Com um tema desde sempre impregnado na sociedade, o longa cativou tanto gerações recentes quanto gerações passadas, e muitas mulheres brasileiras se identificaram e se espelharam na personagem da atriz Regina Cazé.
O roteiro parte da premissa da desigualdade social levando em conta a relação entre empregada doméstica e patroa. Val, personagem principal da história, é uma mulher nordestina que se mudou para São Paulo em busca de melhores condições de vida, deixando sua única filha para trás aos cuidados de parentes. Ao crescer e estar pronta para adentrar em uma faculdade, a filha decide ir para a capital prestar vestibular e pede abrigo na casa dos patrões de Val, local onde a personagem mora desde sua contratação. A partir deste momento se desenvolve uma história com notáveis diferenças de classes e perceptíveis abusos de vínculos empregatícios.
...