DEPARTAMENTO DE LETRAS CURSO DE LETRAS LILYAN VELOSO BORRALHO
Por: Lilyan Borralho • 9/7/2020 • Ensaio • 1.943 Palavras (8 Páginas) • 265 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO [pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS
LILYAN VELOSO BORRALHO
Percy Shelly
[pic 2]
São Luís
2019
Lilyan Veloso Borralho
Percy Shelly
Trabalho apresentado à disciplina Literatura Inglesa – Poesia I do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhao – UFMA como requisito da terceira nota, ministrada pela Profa. Dra.: Maria Aracy.
São Luís
2019
Lágrimas nem sempre significam tristeza, assim como um sorriso não diz que está tudo bem... Mas perante uma humanidade fútil e invejosa, às vezes é necessário usar máscaras para nos proteger.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.............................................................................................................5 |
2. JUSTIFICATIVA..........................................................................................................6 |
3. OBJETIVOS................................................................................................................7 3.1 OBJETIVO GERAL...................................................................................................7 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ....................................................................................7 4.BIOGRAFIA..................................................................................................................8 5.ESTILO LITERÁRIO.....................................................................................................9 6. POEMA.......................................................................................................................10 7. METODOLOGIA.........................................................................................................11 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................12 REFERÊNCIAS...............................................................................................................13 |
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado a vida e a obra de Percy Shelly, um dos maiores românticos da língua inglesa. Li algumas poesias dele e fiquei encantada com a sua forma de se expressar, é como se as palavras corressem em suas veias e circulassem por todo o seu corpo e ao serem materializadas não só ganhassem vida aqui fora, mas impactassem o nosso ser, nos impulsionando a ler e a conhecer ainda mais sobre a sua poética, que de certa forma é influenciada pela sua forma de viver, enxergar e compreender o mundo ao seu redor.
É interessante destacar que, para Shelly a poesia é a expressão da “imaginação” e eu concordo com essa afirmação, pois poetizar é conectar-se com o nosso EU mais profundo, é viajar em outro mundo, é deixar o pensamento fluir, é mergulhar até o fundo, nos perdendo na imensidão de pensamentos.
JUSTIFICATIVA.
Em uma certa tarde, ao procurar um filme na Netflix, encontrei Mary Shelly e foi assim que eu fui apresentada ao Percy Shelly, seu esposo. Até aquele dia, nunca tinha ouvido falar deste poeta inglês. O filme me motivou a pesquisar e conhecer um pouco mais da vida deste escritor, até porque, tudo o que está relacionado a poesia me interessa e, eu queria conhecer, entender, experimentar da sua fonte.
Lendo um pouco sobre Percy Shelly em uma página da internet chamada anotações de aula sobre o romantismo Inglês descobri algo que me chamou bastante atenção: o fato da tristeza ser um grande fator para o desenvolvimento dos poemas do autor. Não se pode deixar de mencionar, que em um período pequeno de tempo, Percy perdeu dois de seus filhos e isso o abalou e foi justamente nesse período difícil de sua vida que ele começa a fazer suas reflexões mais profundas.
Identifiquei-me bastante com este fato da vida de Percy Shelly, pois assim como ele, também sou amante da poesia, escrevo desde 2013, mas o que nos une é a TRISTEZA, foi em um dos momentos mais difíceis da minha vida, que eu comecei a escrever, com um lápis e uma folha na mão, corria em direção a um quarto escuro e, com lágrimas no rosto, conversava com o silêncio, sua voz doce me inspirava a buscar a calmaria. Ah, se todos soubessem como o silêncio é companheiro, ele nos desconecta deste mundo e assim, nossos olhos tristes se alegram e a escuridão dá lugar a luz.
Outro fato que me motivou a falar sobre a vida e a obra do autor, foi por ele ter vivido apenas 29 anos, a idade que eu tenho agora e, ter tido uma obra tão extensa e tão fantástica.
OBJETIVO GERAL
- Apresentar a vida e a obra de um dos maiores poetas românticos ingleses
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a biografia do autor
- Analisar o seu estilo literário
- Apresentar dois de seus poemas (Love’s Philosophy) e (The waning moon).
BIOGRAFIA
Nascido no dia 4 de agosto de 1792 em Field Place, na cidade de Horsham, condado de West Sussex, na Inglaterra Percy Bysshe Shelly foi um dos mais maiores poetas românticos da Inglaterra.
Shelly cresceu numa família que se pautava por valores conservadores, apesar de seguir um ideário radical que lhe apontava caminhos nada conformistas. Seu pai, Sir Timothy Shelley, era integrante do Partido Whig, de inclinação liberal, e ocupava uma cadeira no Parlamento inglês.
...