O CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE LETRAS
Por: Adriana Carvalho • 2/7/2022 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Adriana Carvalho Soares
Emilly Thainá Gonçalves
Francine Rafaela Dias
Lara Christine Sena
LITERATURA SURDA
Montes Claros
Junho/ 2022
Adriana Carvalho Soares
Emilly Thainá Gonçalves
Francine Rafaela Dias
Lara Christine Sena
LITERATURA SURDA
Trabalho apresentado a Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes como requisito parcial para aprovação na disciplina Libras I, sob orientação da Prof. Dra. Rosana Fróes Santos.
Montes Claros
Junho/2022
Garantir os direitos é um tópico não só da comunidade surda, mas dos mais diversos grupos, a literatura surda além de promover a inclusão, é resultado de muita luta por garantia de direitos, essa literatura é o que Santos (2016, p. 24) afirma “ é uma forma de produzir os textos dentro de um ambiente literário de língua, cultura e identidade surda, em que os artefatos culturais estão intrinsecamente relacionados principalmente ao seu ambiente linguístico – LIBRAS”, não é só uma mera tradução em outra língua, abrange também toda a cultura e especificidade.
Assim a literatura surda diferencia-se no Português somente quanto a sua estrutura, dado que a primeira é viso-espacial, trazendo em si marcadores diferenciados, aspectos morfológicos, sintáticos e lexicais próprios, logo haverá particularizações na maneira de contar histórias. E é preciso levar isso em consideração na hora de contar ou ler uma história ao surdo, por exemplo, a produção de textos literários em sinais, deve leva em consideração a surdez como presença de algo e não como falta, possibilitando outras representações de surdos, considerando-os como um grupo linguístico e cultural diferente.
A proposta de um ambiente educacional inclusivo para os alunos surdos inclui, claro, vertentes metodológicas nos processos de ensino e aprendizagem com o objetivo de tornar efetivo o direito de todos à educação. O aluno surdo também tem acesso à literatura clássica a partir dos materiais disponíveis principalmente em ambientes digitais bilingues com DVD, CD/ROM entre outros por meio de produções que representam a comunidade surda e além disso a Literatura Surda permite explorar questões relacionadas a identidade, cultura e subjetividade da criança, permitindo um desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.
Temos como metodologias de uso na sala de aula o SignWriting que é um sistema que permite ler e escrever qualquer língua de sinais sem a necessidade de tradução para uma língua oral, os DVD, histórias adaptadas, que são adaptadas ao contexto da comunidade surda como forma de valorização da cultura surda, temos as traduções, que são comuns como em qualquer livro em outra língua.
Exemplo 1: SignWriting
[pic 1]
(figura tirada do google fotos)
Exemplo 2: Adaptações Cinderela surda
[pic 2]
(imagens tiradas do google fotos)
...