DIDÁTICA
Relatório de pesquisa: DIDÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DALVAROMERA2014 • 7/2/2015 • Relatório de pesquisa • 2.093 Palavras (9 Páginas) • 233 Visualizações
LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
DIDÁTICA
Trabalho de Conclusão da disciplina “Didática” do curso do 1º ano de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa do polo Centro de Educação a Distância - CEAD.
Professora: Maria Clotilde Bastos
PLANO DE AULA
Etapa 1
1º Relatório
O Público-alvo do Plano de Aula se destinará a 5ª série 6º ano do Ensino Fundamental II. A etapa de ensino nesta série é o Volume três da Apostila de Língua Portuguesa. Uma classe mista, com meninos e meninas, com aproximadamente 40 alunos em sala de aula. Os alunos estão classificados em uma faixa etária de 10 a 14 anos. Em sala de aula, podemos encontrar diferentes perfis de alunos, sendo bagunceiros, atenciosos, inteligentes, dispersos e disciplinados. Os recursos de ensino são lousa, data show, computadores. Os alunos sentam individualmente, mas quando há um trabalho em classe, esta atividade é aplicada em dupla ou grupo. Os veículos informativos que os alunos têm acesso são jornais, revistas, livros, apostilas e principalmente internet.
O tema da aula a ser preparada é baseado na apostila de Língua Portuguesa, onde os conteúdos programáticos são previstos para a série/ano citado acima. No Volume três desta apostila, os alunos aprendem a escrita de textos narrativos.
A justificativa do desenvolvimento do tema de aula é decorrente ao que foi ensinado anteriormente como a Elaboração de projetos de escrita e leitura. A necessidade do desenvolvimento destes temas no ensino é importante para a alfabetização.
Etapa 1
2º Relatório
Observamos quando em visita a escola escolhida para que pudéssemos realizar nosso plano de aula, a presença de uma aluna de 10 anos de idade, com deficiência auditiva, e se não fosse a presença e ajuda de uma professora intérprete de libras, não haveria possibilidade de essa criança entender as aulas e todo seu conteúdo em detalhes. Concluímos com isso que as Instituições Educacionais no Brasil devem promover cursos de formação de professores para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos e ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, a linguagem Brasileira de Sinais (libras).
Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o plano de aula, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe tendo eles dificuldades ou portando algum tipo de deficiência física, auditiva ou social.
A inclusão implica também em uma mudança de paradigmas, de conceitos e costumes, que fogem as regras tradicionais, ainda fortemente calcados numa lógica do pensamento, no primado do racional e do ensino, na transferência dos conteúdos curriculares.
Ainda existe uma resistência por parte das escolas, em concretizar essa inclusão, suas desculpas variam entre não ter profissionais especializados, salas adequadas ou acessos dentro das escolas, exemplo para os cadeirantes, entre outras.
A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global.
Etapa 1
3º Relatório
Tivemos a oportunidade por conta de nossa visita á escola, de presenciar uma dinâmica orientada pela professora de português, seguindo uma linha de ensino bastante interessante, no sentido de desinibir os alunos a falarem em público, fazendo com que eles façam entrevistas entre si. Fazem uma espécie de “repórter por um dia” e toda semana alunos fazem as entrevistas a partir do tema que lhe foi designado. E assim ao longo do trimestre, todos participaram dessa atividade.
A educadora faz uma avaliação, não com notas, mas com pontos que o aluno vai acumulando. E a partir daí, são acrescentados os conhecimentos e reconhecimentos.
Percebemos, que a aula fica um pouco tumultuada, devido o tema por vezes ser engraçado ou polêmico, mas conseguem os objetivos da entrevista que lhes foram conferidos. Portanto a relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a educação, pois a partir da forma de agir do educando é que o aluno se sentirá mais receptivo ás matérias e menos inibido ao falar com as pessoas.
Acreditamos que o mestre é um facilitador da aprendizagem.
Etapa 2
4º Relatório
O objetivo do ensino é que o aluno aprenda a elaborar textos narrativos e redações. As condições didáticas que o aluno utilizará serão a apostila didática e pesquisas em jornais e revistas. As condições de ensino são ensinar os alunos sobre produção escrita, o professor organiza uma roda de leitura, onde os alunos fazem uma pesquisa em grupos utilizando jornais e revistas, depois é desenvolvida uma leitura e análise de um texto e por final uma atividade complementar individual. Periodicamente, a professora realiza atividades externas com os alunos.
O assunto que será ministrado em sala de aula, é encontrado na Apostila Língua Portuguesa Volume 3, os temas são:
• Elaborando projetos de escrita e leitura
• Oficina de escrita de textos narrativos
• Revisão textual e estudo de alguns aspectos linguísticos
• Semana cultural na escola: exposição, apresentações orais, leituras de contos e crônicas.
Vimos que a definição dos objetivos do ensino tem um caráter orientador, pois norteia a atuação do educador na sua interação com o educando.
...