DIVERSAS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE CASCADE
Projeto de pesquisa: DIVERSAS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE CASCADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jvpriamo • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 812 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
amplamente ignorada.
O modelo em cascata rapidamente não se tornou o que Royce pretendia, um projeto iterativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado.
A despeito das intenções de Royce para o modelo em cascata ser modificado para um modelo iterativo, o uso do modelo em cascata como um processo puramente sequencial é ainda popular, e, para alguns, o termo modelo em cascata veio se referir a uma abordagem para criação de software a qual é vista como inflexível e não iterativa. Aqueles que usam o termo modelo em cascata de forma pejorativa para modelos não iterativos aos quais não apreciam usualmente vêem o modelo em cascata em si como ingênuo e inadequado para um processo do mundo real.
Um dos pontos fortes do modelo cascata está na ênfase dada a uma abordagem disciplinada, está na definição da documentação libera em cada fase e está na recomendação de que todos os produtos de cada fase sejam formalmente revisados. Inerente a cada fase estão os procedimentos de verificação e validação (incluindo testes).
Grande parte do sucesso do modelo cascata está no fato dele ser orientado para documentação. No entanto, deve-se salientar que a documentação abrange mais do que arquivo do tipo texto. Abrange representações gráficas e até mesmo simulações.
1.1 AS DIFERENTES ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO EM CASCATA
Requerimento ou Requisitos
Nesta etapa, estabelecem-se os requisitos do produto que se deseja desenvolver, o que consiste usualmente nos serviços que se devem fornecer, limitações e objetivos do software. Sendo isso estabelecido, os requisitos devem ser definidos de uma maneira apropriada para que sejam úteis na etapa seguinte. Esta etapa inclui também a documentação e o estudo da facilidade e da viabilidade do projeto com o fim de determinar o processo de início de desenvolvimento do projeto do sistema; pode ser vista como uma concepção de um produto de software e também como o início do seu ciclo de vida.
Projeto
Engenharia de Programação O projeto do sistema é um processo de vários passos que se centraliza em quatro atributos diferentes do sistema: estrutura de dados, arquitetura do software, detalhes procedais e caracterização das interfaces. O processo de projeto representa os requisitos de uma forma que permita a codificação do produto (é uma prévia etapa de codificação). Da mesma maneira que a análise dos requisitos, o projeto é documentado e transforma-se em uma parte do software.
Implementação
Esta é a etapa em que são criados os programas. Se o projeto possui um nível de detalhe elevado, a etapa de codificação pode implementar-se automaticamente. A princípio, sugere-se incluir um teste unitário dos módulos nesta etapa; nesse caso, as unidades de código produzidas são testadas individualmente antes de passar a etapa de integração e teste global.
Verificação ou Teste do sistema
Concluída a codificação, começa a fase de teste do sistema. O processo de teste centraliza-se em dois pontos principais: as lógicas internas do software e as funcionalidades externas. Esta fase decide se foram solucionados erros de “comportamento” do software e assegura que as entradas definidas produzam resultados reais que coincidam com os requisitos especificados.
Manutenção
Essa etapa consiste na correção de erros que não foram previamente detectados, em melhorias funcionais e de preferência e outros tipos de suporte. A etapa de
...