Didática
Tese: Didática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucolombo • 7/5/2014 • Tese • 375 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
CLARETIANO REDE DE ENSINO
R2 – LINGUA PORTUGUESA
JULIANA NOGUEIRA DOS SANTOS COLOMBO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
GUARATINGUETÁ
2014
JULIANA NOGUEIRA DOS SANTOS COLOMBO
ATIVIDADE PORTIFÓLIO
Trabalho apresentado a professora Vanessa Vergani Machado como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
GUARATINGUETÁ
2014
A didática é a maneira como as pessoas tendem a passar o conhecimento a outros. Uma pessoa pode ser extremamente capacitada, mas não saber passar adiante o conhecimento que ela tem. Didática são as ferramentas, os conteúdos e os recursos utilizados para tornar a matéria mais acessível a todos.
Minha visão pessoal de Didática vai ao encontro da Abordagem Cognitivista, porque neste caso o professor deve usar meios claros para transmitir o seu conhecimento e experiência, fazendo com que o aluno possa ter o senso crítico de diferenciar o certo do errado, a partir de situações desafiadoras e desequilibradoras, orientadas pelo professor. Neste modelo há o destaque para trabalhos em equipe e jogos, como métodos adicionais no processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com as diferentes formas de didática abordadas vimos que, existem métodos que dão ênfase a escola e ao professor, onde ambos são rígidos e autoritários, outros que dão maior importância aos meios tecnológicos como forma de ensino e outros que levam em consideração a interação entre aluno e professor, fazendo com que o aluno participe mais das aulas e não sendo apenas um indivíduo obrigado a absorver o que é ensinado sem ter que indagar ou fazer suas colocações. Sendo assim, me identifiquei mais com a abordagem Cognitiva. Tendo uma abordagem onde somente o professor ministra as aulas e os alunos não interagem com o método, não é possível identificar as dúvidas e dificuldades que cada aluno possui. Em um método focado em ensino tecnológico, o aluno não saberá como agir na falta destes meios. Assim sendo, uma abordagem na qual o aluno é levado a raciocinar e levantar suas próprias opiniões, ele será terá um senso crítico mais apurado, sendo capaz de correr atrás de suas próprias dificuldades.
REFERÊNCIAS:
SANTOS, R. V. Abordagens do processo de ensino e Aprendizagem. Revista Integração, São Paulo, Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, ano 11, jan./mar., n. 40, 2005, p. 19-31. Disponível em: <ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/19_40.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2014.
...