ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
Pesquisas Acadêmicas: ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1e2l3e4n5e • 7/10/2013 • 810 Palavras (4 Páginas) • 810 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é um País de muitas culturas e a escola é responsável por acolher a diversidade. A Educação e a cultura brasileira tiveram forte influencia dos europeus no principio da colonização. Assim a educação brasileira desde seu inicio priorizou a cultura branca masculina e cristã, menosprezando as demais culturas e excluindo-as das atividades do cotidiano escolar, iniciando então o processo de desigualdade racial, cultural e social.
Anos depois, parte da sociedade submissa começou a reagir, manifestando o desejo de liberdade e igualdade social. Desde então tem sido uma luta constante na busca pelos seus direitos.
Nós brasileiros somos testemunhas da luta desses cidadãos pelo reconhecimento cultural e respeito às diferenças. Sabemos que muita coisa já mudou, como por exemplo, a conquista ao direito a educação para todos, assegurado por lei. Mas ainda há muito a ser feito para que essa lei seja aplicada com êxito, pois a sociedade ainda se recusa a aceitar a realidade e o sistema de ensino ainda decadente e não corresponde ao padrão exigido pela lei, como também a visão popular errada sobre as questões sócias.
Houve-se falar que o Brasil, é o país da diversidade, mas, para que ele se torne mesmo o País da diversidade e faça isso valer, faz-se necessário o desejo comum social em mudar. Para isso é preciso que aja união entre instituições organizadas como: escola, órgãos de ações sociais e entidades governamentais, para juntos trabalharem em projetos de conscientização popular sobre a importância e o respeito à diversidade cultural.
2 DESENVOLVIMENTO
A educação escolar embora não possa resolver sozinha todas às questões, ocupa um lugar de destaque na sociedade. O ambiente escolar é o local onde as diferenças se encontram. Por isso, a reflexão sobre desigualdade social racial e cultural deve fazer parte da formação e da prática dos educadores.
A escola é a ponte intermediária entre sociedade, cultura e diversidade, pois ela junta todas as culturas e diferenças em um só espaço. Por isso, a escola deveria ampliar seu currículo, criando um projeto que englobasse todas as matérias para divulgação e conscientização dos discentes, induzindo-os a ter uma nova visão de que é ser diferente para se aceitar e aceitar o outro. Pois o etnocentrismo ainda está muito presente dentro e fora do âmbito escolar. As pessoas ainda estão muito acostumadas a julgar o que é certo ou errado, feio ou bonito e normal ou anormal com base em seus próprios padrões.
Existe a necessidade de uma nova postura por parte da comunidade escolar para o daltonismo cultural. A desconstrução do daltonismo e da visão monocultural e da dinâmica escolar é um processo pessoal e coletivo, que exige do corpo docente uma postura eficaz diante da pluralidade e diversidade cultural.
Nós educadores temos levar em conta a existência de muitos povos, culturas, comportamentos e necessidades respeitando a realidade de cada um.
A sensibilização do professor para estas questões é fundamental para a formação do sujeito cultural.
Para o bom
...