ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: Andreia Goldner • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 8.805 Palavras (36 Páginas) • 628 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
WELIDA ALVES DE FREITAS
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III –
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
COLATINA
2015
WELIDA ALVES DE FREITAS
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Angélica Indaiá Fioramosca Godinho
Tutora de sala: Luciene Pereira dos Santos Fabres
COLATINA
2015
sumário
INTRODUÇÃO
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........
1.1 Caracterização da Instituição
2 ROTINA OBSERVADA
3 REFERENCIAL TEÓRICO
4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................
6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A realização do estágio por mim, WELIDA ALVES DE FREITAS, foi cumprida na citada instituições escolar, que acompanhei o andamento educacional e registrei os principais eventos relevantes desenvolvidos pela escola.O objetivo deste relatório de estágio é relatar a fase de observação, co-participação e regência do Estágio Curricular Supervisionado II, obrigatório, que foi importante, pois permitiu conhecer a organização, a caracterização da escola, e principalmente, a rotina dentro da sala de aula, as metodologias de ensinoe o convívio com a realidade escolar onde eu o realizei.
Os objetivos do estágio supervisionado são capacitar o acadêmico na lida prática com a empresa/instituição, que seja correspondente com a natureza do curso que escolheu para se formar e lhe fornecer subsídios sólidos e O presente estágio supervisionado foi realizado na Escola A EMEF “Cleres Martins Moreira” no turno Matutino e Vespertino e noturno, cumprindo-se 100 horas exigidas pelo curso de Licenciatura PLENA EM PEDAGOGIA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ (UNOPAR).
Destaca-se a instituição pelo pleno empenho de desenvolver atividades e projetos ao longo de um ano letivo, contribuindo para enriquecer o currículo dos estudantes e também para se destacar como uma escola de qualidade. Além de ser bem organizada e de atender às normas educacionais vigentes, a instituição escolar também realiza todos os anos a elaboração/revisão de seu projeto político-pedagógico, cuja redação serviu para elaborar o texto para esse estágio supervisionado, contribuindo para mostrar como a mesma se constitui e estabelece objetivos educacionais.
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Razão Social: 31798.0001-67.
EMEF “Cleres Martins Moreira”
E-MAIL:emefcleresmartinsmoreira@hotmail.com
Data Fundação: 04/05/1961
N° Funcionarios: 27 professores
N° Alunos: 589 alunos
Diretor:
Telefone: : (27)3177-7828
Endereço: Praça Antenor Santos Filho S/N
Bairro: São Vicente
A E.M.E.F. Cleres Martins Moreira, foi fundada em 4 de maio de 1961 com o nome de Escolas Reunidas do Bairro São Vicente. Esse nome permaneceu por 4 anos.Em 1 de maio de 1965 passou a chamar-se “Grupo Bairro de São Vicente, ”mas esse nome permaneceu por pouco tempo.Em 8 de julho de mesmo ano passou a chamar-se “Grupo Escolar Cleres Martins Moreira”sob a portaria n 2290 de 8/12/1966 em homenagem ao senhor Cleres Martins Moreira, um comerciante da cidade de Colatina.
A essa escola foi desativada em 1972 e passou a funcionar no Grupo Escolar “Oséias Rangel de Amorim”. Devido a necessidade do bairro , a escola foi reativada, após 10 anos com o nome de EPG “Cleres Martins Moreira”. De acordo com o ato de aprovação resolução CEE N 41/75 - 28/11/1975 passou a dominar-se Escola de 1 grau “Cleres Martins Moreira”, com a modalidade de ensino oferecido para a 1 e 4 e educação de pré escola. Classificou-se tipologicamente de acordo com a portaria n 1883 de 21/02/1983 como EU-7FGM-DS(D 23/02/1983).
De acordo com a portaria E n 2823 de 26/11/1991- O Secretário de Educação e Cultura, resolveu transformar a EPG “Cleres Martins Moreira” em Unidade completa de ensino de 1 grau , 1 a 8 séries, com implantação gradativa á partir da 5 série, vigorando a partir de 1992 (D.O 120/02/1992).
Devido a municipalização do ensino, em 1998 a escola passou a chamar-se Escola de 1 Grau Municipal “Cleres Martins Moreira”. Mas apartir de2002 a escola passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cleres Martins Moreira”.
...