Educacao E Diversidade
Exames: Educacao E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thiago23 • 14/4/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Em uma situação na escola, presenciei um aluno negro sendo discriminado, apelidado e excluído pelos colegas de sala. A situação foi registrada pela professora, foi encaminhada para a coordenação e direção para providencias.
As providencias a ser tomadas foram desde a inclusão desse aluno em atividades em grupo para interação, até campanhas e palestras dentro do recinto escolar.
A escola é um lugar de confronto ideológico em que os interesses hegemônicos tentam impedir que o conhecimento seja socializado e apropriado pelas forças contra-hegemônicas, a utilização de estratégias multiculturais contribuiria para desenvolver caminhos capazes de lidar com a diversidade cultural e racial, bem como proporcionar desafio a preconceitos com relação a diferenças.
Pois é na escola que há mais confronto com as diversidades e é nela que há predominância maior de preconceito e racismo, onde muitas vezes não há respeito pela pessoa de cor escura, onde são chamados até de macacos e apelidos piores. Por isso na prática a intervenção escolar é muito importante. Deve ser feito programas extracurriculares onde haja interação, uma mudança no currículo e onde possa trabalhar como já foi dito, estratégias multiculturais.
Por acreditar que a educação é um espaço onde são inseridos sujeitos de varias raças, contextos sócio-econômicos, diferentes religiões e classes sociais, é importante que a escola contribua para afirmação, aceitação e recriminação da discriminação racial.
A escola deve trabalhar a identidade, maneira de pensar e agir no mundo em que estão inseridos, pois estes são pontos fundamentais, para a construção de uma nova sociedade onde haja a inclusão de todos independente de classe social, gênero, raça e etnia. Procurar uma sociedade que valorize o potencial de cada ser.
Mas para isso é preciso que as escolas estejam preparadas e criem projetos multiculturais que permitam a construção individual e coletiva dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Em fim, a escola como entidade educacional pode pensar num cotidiano alternativo que valorize a pluralidade cultural e contribua para a cidadania multicultural. Trata-se acima de tudo de incentivar atividades de valorização e respeito ao diferente.
...