Educação interdisciplinar
Tese: Educação interdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: herculles • 7/11/2013 • Tese • 4.832 Palavras (20 Páginas) • 495 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO .......................................................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO............................................................................................4
3- CONLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIA...........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente.
Definir um objeto que está em construção, coexistindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja mais bem desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinaridade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida.
2 DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado a partir da necessidade de justificar a fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas. Considerada pela ciência da educação como uma relação interna da disciplina “matriz” e a disciplinada “aplicada”, a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento.
O ensino interdisciplinar é defendido como uma prática que permite unir ou integrar conteúdos, uma forma diferente de conceber o ensino e situar os alunos num mundo de conhecimento integrado com as práticas sociais. A formação interdisciplinar permite uma compreensão maior da realidade, pois oferece subsídios ao professor para criar espaços em suas aulas onde os alunos percebam-se como participantes ativos na sociedade e aprendam a construir sentidos para entender melhor a realidade, tornando-se comprometidos com valores de democracia, solidariedade e desenvolvimento do pensamento crítico.
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.
Pois bem, atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatória. Geralmente aplicada já nas séries iniciais do ensino fundamental, os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.
É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um projeto didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização desses. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.
Objetivos da metodologia do trabalho interdisciplinar.
1º- Integrar os conteúdos;
2º-Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;
3º- Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
4º- Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
Pois a formação de professores para a perspectiva interdisciplinar no contexto escolar hoje abrange preocupações que vão desde a valorização do tempo espaço que o professor dispõe para trabalhar na sala de aula, até a relação de mediação entre o educando e construção do conhecimento, levando em conta o aproveitamento de seus alunos.
Para que ocorram mudanças significativas no âmbito escolar é preciso pensar na valorização da escola como espaço social democrático, numa educação comprometida com a busca de uma prática que leve em conta as dimensões globais da sociedade e supere a visão do conhecimento fragmentado e desconectado do cotidiano.
A escola deve preocupar-se em oferecer aos alunos o ensino que possibilite não apenas a assimilação do saber, mas principalmente a construção de um conhecimento significativo e contextualizado, que proporcione um constante diálogo entre as disciplinas. Nesta prática, o professor revê sua prática pedagógica, buscando novos caminhos no processo ensino aprendizagem a partir de uma reflexão crítica e resgatando seu papel enquanto formador de cidadãos capazes de agir a interagir sobre suas ações com responsabilidade.
Dentro desta perspectiva, este estudo trabalha com uma abordagem interdisciplinar em línguas valorizando a questão ambiental, buscando o despertar da consciência para a cidadania e maior reflexão das questões sociais ligadas a esta temática. Esta visão interdisciplinar pode incentivar uma relação harmoniosa entre sociedade e meio ambiente e uma participação política pela busca de soluções para os problemas ambientais existentes.
Portanto, o objetivo deste trabalho é o de apresentar uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental incluindo todas as disciplinas, como um projeto interdisciplinar ajudando o meio ambiente, reciclar é bom reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda.
Apresentação
As questões lixo, reciclagem e reutilização
...