Estágio Supervisionado
Casos: Estágio Supervisionado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anderson_3a3 • 8/4/2014 • 1.145 Palavras (5 Páginas) • 319 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1. - Ensino de língua estrangeira.
O primeiro método de ensino de língua estrangeira, segundo os estudos relacionados ao ensino de línguas, é o método de gramática e tradução. Segundo Howart (1984, p.131), o método foi desenvolvido para escolas secundárias e teve início na Prúcia, no final do século 18. Ele acrescenta que,apesar de ter sido denominado de gramática e tradução,por seus opositores,seu objetivo final não era a tradução,mas a leitura através do estudo da gramática e a aplicação desse conhecimento na interpretação de textos com o apoio de um dicionário.
A primeira tentativa de se ver a língua como uma capacidade natural compartilhada por todos os homens surgiu com o método direto, no século 20. Cook (2003, p.33) aponta os movimentos migratórios e o comercio internacional como fator que influenciaram a mudança do perfil dos aprendizes de língua estrangeira.
No entanto, depois de muito tempo ainda existem um número elevado de professores que não conseguiu se desvencilharem do ensino da gramática pela gramática.
1.1-Estágio e Docência
Podemos então observar a importância do estágio na formação do professor.
Desta forma, o profissional adquire a habilidade e o desenvolvimento entre teoria e a prática. E usa o conhecimento adquirido na teoria para exercer a prática, sendo assim, a teoria e a pratica andam juntas, uma completando a outra.
E é por isso que durante o período de estágio o futuro professor compreende sua profissão, conhecendo a realidade de sala de aula, se preparando para as dificuldades que encontrará e como lidar com tais situações.
É muito importante o estágio para a formação dos professores, uma vez que, os estágios são trabalhos indispensáveis para a construção da identidade e posturas específicas do profissional enquanto educador é neste contexto que entra os estágios como o momento de preparação e decisão do futuro profissional na área de Letras.
Além disso, na construção da identidade do professor, surgem os conceitos de profissão e profissionalismo relacionados às características, modos de exercer uma determinada atividade e os objetivos da profissão. O profissionalismo também visto como principio muito importante na construção do perfil do professor trata do compromisso e da responsabilidade do educador quanto ao compromisso com o projeto político democrático.A dedicação ao trabalho de ensinar a todos, o respeito e consideração à cultura dos alunos, e também a preparação de aula são quesitos que o professor deve ter como responsabilidade primordial.
Durante a observação foi possível perceber que o trabalho com os alunos em sala de aula torna-se mais produtivo quando há criatividade, quando o professor leva novidades ao alunos, ou seja, ao apresentar um determinado assunto ao aluno, mesmo que esteja em um livro didático, o mesmo assunto precisa ser levado de forma prazerosa para que incentive os alunos a questionar, tornando assim a aula mais interessante e participativa,
Dessa maneira, quando usarmos os livros didáticos, precisamos relacioná-los á outras fontes, usando da intertextualidade, do conhecimento de mundo, desenvolvendo a habilidade da oratória, domínio de conteúdo e de sala, tornando assim a aula mais interessante aos olhos dos alunos.
1.2-Diversidade de textos.
A importância e o valor do uso da língua inglesa são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Atualmente exigem-se níveis de leitura e de escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás — e tudo indica que essas exigências tendem a aumentar cada vez mais. Para a escola, como espaço institucional de acesso ao conhecimento, a necessidade de atender a essa demanda, implica em uma revisão e reciclagem constantes das práticas de ensino de língua, mostrando aos alunos que a língua inglesa é muito mais que frases a serem decoradas.
Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da língua estrangeira que satisfaça necessidades pessoais — que possam estar relacionadas às ações efetivas do cotidiano.
A escola juntamente com os professores tem por função propor aos alunos meios para que os mesmos possam interagir em uma sociedade que exige a compreensão de uma segunda língua, trabalhando com os alunos não só frases mas também textos, musicas, filmes,
...