Fonética e Fonologia
Por: junio_tk2 • 5/5/2015 • Dissertação • 318 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
A fonologia é uma parte da linguística que estuda os fones (sons) e a maneira como eles se organizam em uma cadeia sonora que agrupada segmentos consonantais e vocálicos esses grupos determinam a sequência sonora que consequentemente determinará uma língua.
É objetivo da fonêmica é fornecer a conversão da linguagem oral em escrita passando a analisar a organização da cadeia sonora da fala e seus componentes. Essa análise procura definir quais são os sons de uma língua que tem valores distintos, a esses sons são chamados de fonemas.
Para reconhecer um fonema é preciso buscar duas palavras com cadeia sonora idêntica que se diferem na maioria das vezes por um traço (par suspeito), se a mudança desse traço muda o significado da palavra constituiu um par mínimo.
Exemplo: /Faca/ e / Vaca/ os segmentos [f] e [v] são par mínimos.
Os alofones são variações do mesmo fonema, essas variações se dão principalmente por questões de dialeto, ou seja, a mudança de um fone por outro não vai mudar o significado do fonema.
Exemplo: O fonema /mar/ sofre variações, porém não muda o seu significado.
Ter o entendimento desses conceitos é importante para identificar uma língua e sua origem, a suas influências e as variações que ela sofre de acordo com o ambiente e cultura. E conhecer a história do seu país do seu povo.
Enquanto as consoantes, em geral, são classificadas como vozeadas e não-vozeadas, as vogais são sempre vozeadas. Uma outra diferença diz respeito à posição que a vogal ocupa na sílaba. A Língua Portuguesa, diferente de outras línguas, como o Inglês por exemplo, não admite consoante no núcleo silábico. Todas as sílabas do Português têm sempre uma vogal como seu núcleo
Um par mínimo demonstra o contraste fonêmico entre os sons em questão. Por exemplo, o par mínimo ‘pato/bato’ demonstra o contraste entre p e b. Cada par mínimo encontrado classifica dois segmentos em questão como fonemas do português.
...