Formação Pedagógica
Ensaios: Formação Pedagógica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isbarrola • 13/11/2013 • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 491 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os conceitos trabalhados nas disciplinas e a sua relação com o trabalho do pedagogo nas instituições escolares.
Busca esclarecer funções e atuações do trabalho pedagógico, baseado num contexto em que tanto os pedagogos como o gestor devem zelar pela educação como um todo, tendo um papel social, atuando em diversas esferas no meio em que está inserido.
2 ARTICULAÇÃO INTEGRADORA
O papel do pedagogo esta muito confuso perante sua função, visto que não somente orienta o aluno como deveria ser, mas também coordena e auxilia a equipe diretiva assumindo papéis tanto burocráticos, como administrativos, deixando de lado sua real função que é orientar o aluno, conduzi-lo para ser um ser sociável, apto a tomar decisões críticas perante a sociedade.
As principais atribuições do pedagogo no âmbito escolar são:
-participar e intervir junto a direção da organização do trabalho pedagógica no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar;
Analisar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola;
Coordenar a organização do espaço - tempo escolar a partir do projeto político pedagógico e da proposta curricular da escola, intervindo na elaboração do calendário letivo, na formação de turmas, na definição e distribuição dos horários emana das aulas e disciplinas, do recreio, da hora atividade e de outras atividades que interfiram diretamente na realização do trabalho pedagógico;
Promover a construção de estratégicas pedagógicas de superação de todas s formas de discriminação, preconceitos e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.
Subsidiar o aprimoramento teórico --metodológico do coletivo de professores da escola, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiências, debates e oficinas pedagógicas.
Essa reflexão nos leva a entender o sistema organizacional de uma escola bem como os processos desenvolvidos na mesma e também a importância dos conselhos escolares e da participação da comunidade.
Os envolvidos no processo educacional devem sempre buscar um objetivo comum que é a compreensão, análise e reflexão sobre a educação brasileira, propondo melhorias que beneficiem a todos. Para isso é necessário um olhar crítico sobre o embasamento legal da organização da escola, construindo aos poucos uma administração democrática, participativa e descentralizada.
Segundo GRINSPUN (2002, p.29):
O principal papel da Orientação será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto pedagógico. Isso significa ajudar nosso aluno ‘por inteiro’ (grifo da autora): com utopias, desejos e paixões. (...) a Orientação trabalha na escola em favor da cidadania, não criando um serviço de orientação (grifo da autora) para atender aos excluídos (...), mas para entendê-lo, através das relações que ocorrem (...) na instituição Escola.
O pedagogo tem um papel crucial a desempenhar neste processo, pois é o espaço em que ocorre à convivência entre crianças de origens e nível socioeconômico diferente; local onde se ensina conhecimentos sobre sua convivência num país democrático, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola com isso seu papel é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas.
O trabalho pedagógico busca através da observação, análises, o conhecimento claro da cultura organizacional, possuindo total domínio dos valores, crenças existentes para com isso proporcionar uma orientação compromissada com o trabalho do professor, suas dificuldades e necessidades do corpo docente com um conhecimento próprio de sua atuação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino e ainda dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) resguardando os princípios constitucionais e de gestão democrática.
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e ainda financiamento pelo poder público, entre outros.
Na educação tradicional, o pedagogo possuía uma característica psicológica e terapêutica, voltada para alunos-problemas com o intuito de moldá-los a família, escola e sociedade, nessa abordagem o problema de aprendizagem e conduta, era uma questão somente do aluno, não do contexto a qual estava inserido.
Na educação renovada progressista, o pedagogo visa auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo identificado através de testes e uma avaliação individual para a percepção do desenvolvimento de cada um.
Na
...