TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Francisco de Assis Chateaubriand

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

 Francisco de Assis Chateaubriand, ou apenas Assis Chateaubriand, como era mais conhecido, nasceu na Paraíba em Umbuzeiro, era jornalista, empresário, político, e professor... Mas, principalmente, foi de grande influência e importância em favor das artes, na qual teve raízes tão profundas que geram frutos até hoje, ou seja, ainda somos influenciados, desde sua época até os dias de hoje, ajudou/ participou de eventos importantes que contribuíram para as artes até os dias de hoje, como em 2 de outubro de 1947, quando foi agente importante, junto ao seu amigo italiano Pietro Maria Bardi na criação do MASP – Museu de Arte de São Paulo. Já nos anos 60 criou a Campanha Nacional de Museus Regionais, com o intuito de descentralizar o foco das manifestações de arte do eixo Rio-São Paulo. Foram criados três museus: O Museu de Arte de Feira de Santana, na Bahia, O MAAC – Museu de Artes Assis Chateaubriand em Campina Grande (não com este nome), na Paraíba e O Museu de Arte Contemporânea de Olinda, em Pernambuco. Uma coleção foi doada para a cidade de São Luis, que está sob a guarda do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Ainda neste contexto, foram criados mais dois equipamentos museais: na cidade da Araxá, em Minas Gerais, o Museu Dona Beja e a Galeria Brasiliana e na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Pinacoteca Rubem Berta. A intenção da Campanha se estendeu a outros setores, como a aviação e a radiodifusão, através de doações e contribuições de empresas, famílias tradicionais abastadas, políticos. A cidade de Campina Grande, sempre à frente de seu tempo, recebeu a coleção com pompas e circunstâncias. O professor Edvaldo de Souza do Ó, então presidente da FURNe – Fundação Universidade Regional do Nordeste, capitaneou todas as ações de inauguração do museu, que aconteceu no dia 20 de outubro de 1967. A princípio, foi chamado de Museu de Arte de Campina Grande, depois Museu Regional de Arte Pedro Américo e, depois, já nos anos 80, o nome definitivo Museu de Artes Assis Chateaubriand.  

 O museu:

 O Museu de Arte Assis Chateaubriand fica localizado na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba foi inaugurado em 20 de outubro de 1967, fruto da Campanha Nacional dos Museus Regionais, idealizada por Assis Chateaubriand. Foi administrado pela Furne atualmente conhecida como Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Funcionava antes no prédio da FURNE ( fundação universidade Regional do nordeste ) atual Universidade Estadual da Paraíba ( UEPB ). Em 1973 o museu foi transferido para o prédio da antiga cadeia atual Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande. Atualmente o museu de Arte Assis Chanteaubriand esta localizado em um prédio moderno no bairro do Catolé.

Antes o museu era conhecido como: Museu de Arte Pedro Américo e Mureu Regional Pedro Américo. Foi em 10 de agosto de 1967, quando o Dr.Francisco de Assis Chanteaubriand Bandeira de Melo entregou ao Reitor da Fundação Universidade Regional do Nordeste o primeiro acervo do museu, chamado de "Coleção Assis Chateaubriand" composto por 120 peças dando assim o atual nome do museu.

 O acervo é composto por mais de 400 obras de arte, incluindo desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, colagens, entre outros. A Coleção Assis Chateubriand, com 120 obras, pode ser vista em parte no Prédio Histórico da Reitoria. Atualmente, o acervo conquistou exemplares que mostram as artes visuais da Paraíba. Além disso, mais de 90 quadros foram trazidos pelo jornalista para a cidade, entre eles: Pedro Américo, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Ismael Nery e Antônio Dias. Para conservar as obras, o museu possui um ateliê para a conservação e restaurações de objetos artísticos.
O museu
 possibilita ainda o fortalecimento do turismo cultural e o desenvolvimento do potencial artístico das comunidades campinense e paraibana, através de oficinas, seminários, palestras, cursos, salão de artes, exposições, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com