GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
Por: marlucenunes • 27/11/2022 • Resenha • 652 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
JEREMIAS LEMOS PASTANA
MARIA PALOMA SILVA NUNES
MARLUCE DE OLIVEIRA NUNES
Resenha do Livro Casa Grande e Senzala em Quadrinhos
Vitória do Jari
2022
JEREMIAS LEMOS PASTANA
MARIA PALOMA SILVA NUNES
MARLUCE DE OLIVEIRA NUNES
Resenha do Livro Casa Grande e Senzala em Quadrinhos
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, com requisitos para obtenção de pontos na disciplina de Literatura Brasileira III do curso de Licenciatura em Letras-Português.
Professora: Marcia Galindo.
Vitória do Jari
2022.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala em quadrinhos.
Adapitação Estevão Pinto.
Ilustrações de Ivan Wasth Rodrigues.
Colorização de Noghuchi – 2ª edição – São Paulo.
Editora Global, 2005.
Gilberto de Mello Freyre foi um sociólogo, escritor, antropólogo, ensaísta e historiador brasileiro do século XX, nasceu na cidade de Recife (Pernambuco), em 15 de março de 1900. Sua principal obra foi Casa-Grande & Senzala, publicada em 1933, em uma época que a miscigenação entre brancos e povos não-brancos era vista de forma negativa pelas classes dominantes.
O Livro Casa grande e cenzala é uma obra clássica que busca compreender a formação social do povo brasileiro a partir da família, e aborda aspectos relacionados ao sistema econômico, social, político, religioso e sexual, miscigenação e as relações hierárquicas entre senhores. O livro mostra o quanto a sociedade brasileira era patriarcal, destaca aspectos do cotidiano na colônia e a presença marcante da religião.
Através desses conceitos o autor busca no livro rebater pensamentos racistas que vigoravam nos anos 20 e 30 de que existiam raças humanas superiores e inferiores; e o cruzamento entre elas resultaria em um povo degenerado e incapaz. Neste contexto, o autor expõe em detalhes, como se deu a formação da sociedade brasileira e evidencia como o processo de mistura entre as culturas afro, indígenas e portuguesas contribuíram em um resultado positivo que é o povo brasileiro.
Esta narrativa apresentada em quadrinhos, foi produzida no idioma português e constituído por 67 páginas com textos em quadrinhos e ilustrações coloridas. As imagens retratam a formação e o desenvolvimento econômico-social do Nordeste durante a era colonial. O autor faz uma análise da cultura de forma geral, mostrando também a singularidade do negro-escravo, índio e do português.
Para Freyre tudo o que ocorreu desde a colononização, em todos os aspectos, culminou no que o brasil é hoje. Embora ele não omita todas as atrocidades realizadas pelo homem branco europeu e todas os males que a colonização causou aos nativos, freire expõe de forma positiva as heranças deixadas por essa mistura. A exposição detalhada de freire sobre as raízes do povo brasileiro dialoga com os assuntos estudados na matéria de “estudos etinicos e culturais”, que tratam justamente do resgate e valorização dessa cultura.
...