HISTÓRICO DE CONTACTO: Intemporalidade
Projeto de pesquisa: HISTÓRICO DE CONTACTO: Intemporalidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheusbbilhega • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 305 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Fichamento do livro CONTAR HISTÓRIA: Uma arte sem idade
Introdução:
O livro conta a história de uma professora que após a experiência de conta historia, mudou o modo de chamar atenção dos alunos “aprendi a primeira lição de magistério: ouvir histórias e cantar são coisas que as crianças gostam muito”. (p. 8)
Capitulo 1 – Escolha Da História
“Nem toda história vem no livro pronta para ser contada. A linguagem escrita, por mais simples e acessível, ainda requer adaptação verbal que facilite sua compreensão e a torne mais dinâmica, mais comunicativa”. (p. 13)
Capitulo 2 – Estudo Da História Infantil
“A introdução é a parte inicial preparatória. Tem por objetivo localizar o entrecho da história no tempo e no espaço, apresentar os principais personagens e caracterizá-los. Deve ser curta e dar as informações necessárias para facilitar a compreensão do que se vai estudar”. (p. 22)
Capitulo 3 – Formas De Apresentação Das Histórias
“Estudar a história é ainda escolher a melhor forma ou o recurso mais adequado de apresentá-las. Os recursos mais utilizados são: a simples narrativa, a narrativa com auxílio do livro, o uso de gravuras, de flanelógrafo, de desenhos e a narrativa com interferências do narrador e dos ouvintes”. (p. 31)
Capitulo 4 – A Narração Da História
“Estudados os passos anteriores, o narrador se encontra diante dos ouvintes para iniciar a narrativa”. (p. 47)
“Em primeiro lugar, o contador precisa estar consciente de que a historia é que é importante. Ele é apenas o transmissor, conta o que aconteceu e o faz com naturalidade sem afetação, deixando as palavras fluírem”. (p. 50)
Capitulo 5 – Atividades a Partir Da História
“A história não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente da criança que a incorpora como um alimento de sua imaginação criadora”. (p. 59)
“Há vários tipos de atividades que podem ser desenvolvidas, baseadas nas sugestões que o enredo oferece:” (p. 59)
...