História literária
Seminário: História literária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabiruiva • 25/9/2014 • Seminário • 273 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Narrativa Literária
A narrativa não pode existir sem alguns elementos essenciais. O acontecimento, que sem ele não existe a história. Aqueles que vivem os acontecimentos que são as personagens em tempos e espaços definidos e o narrador que é o elemento fundamental à narrativa, já que é ele que transmite a história e que faz a mediação entre ela e o ouvinte, o leitor ou o espectador.
Estes são os mais conhecidos tipos de narrativa literária:
Romance: Esta narrativa aborda uma situação fictícia onde existem elementos da vida de uma ou várias personagens. Neste caso o enredo é formado por vários conflitos, sendo que um é o principal e os outros são secundários. A famosa escritora Agatha Christie (também conhecida como "a rainha do crime"), criadora do detetive Poirot, escreveu ao longo da sua vida mais de 80 romances policiais.
Novela: Na novela é possível acompanhar o desenvolvimento do enredo em uma seqüência temporal bem definida, onde estão presentes várias personagens, como no romance. A novela é feita com o objetivo de divertir e cativar com a sucessão de acontecimentos que muitas vezes está ligada com temas da vida de cada dia.
Conto: Este é o caso de uma narrativa mais curta, compacta e com poucos personagens, onde só existe um conflito num espaço e num tempo reduzidos.
Crônica: Esta narrativa é um texto mais informal que conta perspectivas do dia-a-dia, onde várias vezes o cronista sutilmente denuncia através do seu texto algum problema de ordem social.
Fábula: Caracterizada por apresentar animais como personagens, a fábula tem o propósito de ensinar algo a nível moral ou ético. Algumas das fábulas mais conhecidas são da autoria de Esopo e La Fontaine.
...