Há Diferença entre Língua e Linguagem
Por: williansbruno30 • 2/4/2016 • Artigo • 367 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
Página 1 de 2
Há diferença entre língua e linguagem. Língua é um tipo de linguagem. Linguagem é mais universal, engloba várias ou inúmeras línguas ou formas de expressão. É tudo que se comunica por signos.
Tipos de linguagem:
- Mímica: facial, corporal.
- Sensitiva: tátil, auditiva, visual, olfativa, gustativa.
- Icônica: fotos, filmes, figuras, etc.
- Verbal: - falada:
- Culta (formal, padrão) e coloquial (familiar e vulgar);
- Escrita: literária, jornalística, científica, etc.
- Ritual: hora do almoço, final da aula, etc.
- Simbólica: sinais de trânsito, etc.
- Cibernética: fax, computador, televisão, etc.
- Índices: fumaça <=> fogo (tem relação convencional com o objeto).
No ato da comunicação há seis fatores intervenientes: um emissor (remetente ou codificador) que envia uma mensagem a um receptor (destinatário, recebedor ou decodificador), por meio de um canal. A mensagem, construída com um código comum ao remetente e ao destinatário, refere-se a um contexto. Assim:
- Mensagem é o objeto da comunicação, é a ideia veiculada; é o que é dito em um texto ou discurso.
- Referente é aquilo de que se fala na circunstância que a mensagem é transmitida.
- Compreende, pois, o contexto, pois diz respeito à realidade em volta do comunicador e recebedor, pois a palavra só tem sentido na situação em que é usada;
- Emissor é o responsável pela ideia a ser comunicada. É quem elabora a mensagem de acordo com um código e transmite ao receptor por meio de um canal. Seu intento só é eficaz, quando produz no receptor uma resposta. A principal forma de codificação é a linguagem;
- Receptor é quem recebe a ideia transmitida; a ele cabe a decodificação da mensagem,
- Canal, meio físico, é o instrumento do qual se serve o emissor, para fazer chegar à mensagem ao recebedor. O canal possibilita e veiculação da mensagem através do tempo e do espaço. A mensagem escrita não depende do tempo para ser recebida e decodificada. Ainda hoje, Platão, Camões, etc. comunicam-se conosco por meio de suas mensagens escritas. Com relação ao espaço, emissor e receptor não necessitam estar próximos. O telefone e outros meios de comunicação ―anulam‖ à distância.
- Código é o sistema de signos comuns ao transmissor e ao receptor que permite ao primeiro codificar uma mensagem em um meio qualquer e, ao segundo, decodificá-la, quando recebe.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com