Interpretação de Música - Pai - Fábio Junior
Por: LUIZANDREA • 21/3/2016 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 7.880 Visualizações
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
Ao lermos e ouvirmos a letra da canção, interpretamos que existe a relação do filho com o pai (“Muito mais que dois grandes amigos”) em meios de reconstrução dos vínculos afetivos, após o distanciamento de ambos e não ficando clara a razão desse distanciamento entre pai e filho, podendo ser talvez um pai ausente, ou, talvez um pai que já tenha falecido, como insinua a letra da canção (“Longos anos em busca de paz”), no pedido para o pai “renascer”, ao mesmo tempo, em que ele é convidado a partilhar de atividades cotidianas como jantar (“Senta aqui que o jantar tá na mesa”) ou jogar (“jogo da vida”), o que fortalece a ideia de que esse renascimento seja simbólico.
Observamos, também, que o filho, tenta resgatar os laços afetivos com o pai, não querendo mais reprimir nem esconder seus sentimentos (“Fala um pouco tua voz tá tão presa”), mas, ao mesmo tempo reconhece a experiência do pai e a sua capacidade de aconselhar e ajudar (“Nos ensina esse jogo da vida”). Por outro lado, também reafirma sua própria autonomia. Porém, mesmo assim, quer o contato, quer o afeto, cujos medos eram superados no colo do pai (“Quero só recostar no teu peito”). Também reafirma que o filho, que não é mais criança (“É que eu não sou mais aquela criança”), pois cresceu e como é inevitável na vida, o surgimento do seu netinho, que ainda é criança, possibilitando que desse modo o afeto buscado, pode ser encontrado na relação vovô e netinho (“E brincar de vovô com meu filho”). Logo, esse filho que se tornou pai e a partir desse novo papel, possa buscar melhor a sua própria relação com seu pai, o qual mencionou, como seu herói e seu bandido (“Você foi meu herói, meu bandido”), sendo essa relação marcada pela dualidade de sentimentos de amor e ódio em conflito. Ao compararmos esse texto dos demais textos lidos anteriormente, identificamo-nos como leitores e ouvintes ativos, vivenciando a situação e referindo-nos a essa canção musical.
CONCLUSÃO DO TEXTO.
Ao finalizar a canção, nos remete a pensar que, o filho ao tornar-se pai, encontra o amadurecimento, contribuindo para uma visão mais compreensiva da família e a cicatrização das velhas feridas. Demonstrando que o pai pode tornar-se mais que um amigo, abrindo as portas da vida para seguir em paz em seu próprio caminho. É como se fosse o ciclo da vida humana, transmitindo a mensagem como lição de vida para homens e mulheres, onde a base do ser humano começa dentro de casa, com o amor dos pais e a herança de educação familiar.
...