Leituta E Interpretação De Texto
Ensaios: Leituta E Interpretação De Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liaan • 17/8/2013 • 2.925 Palavras (12 Páginas) • 888 Visualizações
Concepção de leitura – Estratégias de leitura – Leitura e a produção de sentidos.
Gênero Textual.
Elementos coesivos ou mecanismos de coesão.
Características dos tipos de texto descritivo, narrativo, dissertativo argumentativo
Produção do Texto dissertativo-argumentativo.
Reforma Ortográfica.
Considerações finais.
Bibliografia.
Concepção de leitura – Estratégias de leitura – Leitura e a produção de sentidos.
A leitura é uma atividade que se inicia nos primeiros anos de vida, no circulo familiar, passa pela escola e nos acompanha por toda a vida. A leitura enquanto atividade de linguagem é uma prática social que constitui sujeitos capazes de interagir com o mundo e atuar como cidadãos.
É necessário estratégias de leitura que são utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão de leitura e auxiliar nos estudos, porque cada pessoa assimila o conhecimento de forma e ritmo diferente.
A construção dos sentidos abrange todo nosso conhecimento e o está no mundo, ou seja, não esta apenas no material impresso e sim em todo nosso mundo.
Leitura é atividade de produção de sentido, o leitor faz um trabalho ativo de compreensão, inferência e verificação, para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si. Sendo que a leitura é entendida como capacitação de ideia do autor.
A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, pois “tudo esta dito no dito”.
Mas como formar leitores? Como tornar interessante o livro? Como incentivar a leitura nas escolas?
Acreditamos que com uma educação moderna, articulada ao livro, usando-o como instrumento de consulta, pesquisa e também de recreação, nessa educação, a biblioteca escolar é compreendida como sendo da mais alta relevância, incluído o livro na vida dos alunos, com temas que fazem parte do seu dia a dia, que fazem parte da sua cultura, do momento e ciclo que estão vivenciando, assim tornaria prazeroso o ato de ler; um passaria para o outro esta experiência (leitura) criando um hábito.
A leitura, então seria incluída no seu cotidiano, ampliando seus conhecimentos.
Gênero Textual
Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.
Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja:
A Revista Veja, é uma revista que tem um perfil mais formal. Ela não possui tantas variedades. Em virtude de seu público ser mais adulto e culto, não encontramos textos do tipo injuntivo.
O que mais percebemos nesta revista são textos descritivos, já que ela retrata com muito vigor fatos atuais que acontece na nossa sociedade e no mundo. Um exemplo deste é a reportagem sob título Reconstituição confirma versão de Elize Matsunaga sobre assassinato. Outros exemplos: Cruzeiro vira sobre o Botafogo no Rio: 3 a 2 , PSDB entrará na Justiça contra Lula e Eduardo Paes por crime eleitoral .
Há também textos narrativos, que retratamos fatos. Na edição pesquisada, muito se falou em função do assassinato cometido por Elize Matsunaga, onde a vítima foi seu marido. Um exemplo de narração deste fato está na notícia Câmeras de segurança desvendam episódio, diz Polícia. Existem também sessões que são de opinião de alguns cronistas. Estes são argumentativos: Jogo sujo. Além das sessões, algumas notícias vêm com opiniões explícitas, como no caso da reportagem Por que amor, ciúme e morte andam juntos na crônica policial. Um exemplo de texto expositivo na Revista Veja é Desafios Brasileiros: carga tributária. Outros exemplos: Para sempre, que apresenta um filme que está entrando em cartaz.
Elementos coesivos ou mecanismos de coesão
A coesão é a propriedade que os elementos textuais têm de estarem interligados, permitindo as ligações de ideias e tem função de estabelecer lógica no texto. Existem, na Língua Portuguesa, dois tipos de coesão: a lexical e a gramatical.
Coesão lexical: é obtida pelas relações de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos e formas elididas. Exemplos: 1) - Elas são quatro milhões, o dia nasce, elas acendem o lume. Elas cortam o pão e aquecem o café. Elas picam cebolas e descascam batatas. Elas migam semeias e restos de comida azeda.
Coesão gramatical é conseguida a partir do emprego adequado de artigo, pronome, adjetivo, determinados advérbios e expressões adverbiais, conjunções e numerais.
Seguem alguns exemplos de coesão:
Perífrase ou antonomásia - expressão que caracteriza o lugar, a coisa ou a pessoa a que se faz referência. Ex.: O Rio de Janeiro é uma das cidades mais importantes do Brasil. A cidade maravilhosa é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, hospitalidade e carnaval.
Nominalizações - Uso de um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente. Também pode ocorrer o contrário: um verbo retomar um substantivo já enunciado.
Ex.: A moça foi declarar-se culpada do crime. Essa declaração, entretanto, não foi aceita pelo juiz responsável pelo caso. / O testemunho do rapaz desencadeou uma ação conjunta dos moradores para testemunhar contra o réu.
Palavras ou expressões sinônimas ou quase sinônimas - ainda que se considere a inexistência de sinônimos perfeitos, algumas substituições favorecem a não repetição
...