Linguística Contemporânea
Exames: Linguística Contemporânea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacycunha • 12/10/2014 • 261 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
1. O que é pragmática?
Pragmática é uma parte da linguística que estuda os requisitos da estrutura da linguagem relacionando-a com seu uso na comunicação.
2. De acordo com Moescheler, há três domínios linguísticos que exigem a introdução de uma dimensão pragmática nos estudos linguísticos: os fatos de enunciação, de inferência e de instrução. Discorra sobre cada um destes domínios.
Enunciação: é o ato de dizer, produzindo assim enunciados, ou seja, é dito. Dentro da enunciação alguns enunciados tem função autorreferencial: dêiticos, enunciados performativos, uso de conectores, certas negações, advérbios de enunciação.
Inferência: em alguns casos os enunciados implicam outros. Deve-se explicar como os falantes são capazes de entender cada enunciado, pois muitas vezes pode ser entendido de maneiras diferentes.
Instrução: procura compreender as palavras utilizadas no discurso, ou seja, a maneira de interpretar o enunciado propriamente dito.
3. Explique e dê exemplo de enunciado performativo.
São os enunciados que realizam uma ação de algum tipo de ato. Sendo que cada realização depende da enunciação da frase, cuja enunciação faz parte do sentido.
Exemplo: Prometo que estudarei linguística para ir bem à prova.
4. Explique e dê exemplos de pressuposto e subentendido.
Pressuposto: nada mais é do que uma informação explícita, quando se pode perceber a partir de certas palavras ou expressões.
Exemplo: Frequentei as aulas de pintura, mas aprendi algumas coisas.
Subentendido: são informações “escondidas” por trás de uma afirmação, ficando por conta do ouvinte decifrá-las.
Exemplo: Conheço muito bem os políticos de hoje. (pode-se entender que os políticos são desonestos, deixando o falante isento de qualquer responsabilidade, uma vez que a interpretação é algo particular e individual).
Curso: Letras Português
Disciplina: Linguística Contemporânea
...