Literatura
Por: Rogerio Bla • 17/4/2015 • Dissertação • 286 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
1- Qual trecho do prefácio deixa explícita a questão do primado da inspiração sobre qualquer outra orientação de caráter formal para o fazer poético? Justifique sua escolha. (0,25)
No seguinte trecho: “Porém declaro desde já que não olhei as regras nem a princípios que não consultei Horácio nem Aristóteles, mas fui insensivelmente depós o coração e os sentimentos da natureza, que não pelos cálculos da arte e operações combinadas do espírito.”, o autor deixa claro o rompimento com as regras e princípios que regiam a estética literária da época, seguindo como guia para sua produção literária apenas seu coração e a inspiração dos sentimentos, que mais tarde marcariam a estética do romantismo.
2- Explique, com suas palavras, o seguinte trecho:
Também o não fiz por imitar o estilo de Byron, que tão ridiculamente aqui macaqueiam hoje os franceses a torto e a direito, sem se lembrarem que para tomar as liberdades de Byron, e cometer impunemente seus atrevimentos, é mister haver um tal engenho e talento que, com um só lampejo de sua luz, ofusca todos os descuidos e impede a vista deslumbrada de notar qualquer imperfeição. (0.25)
Aqui Garrett mostra como estava embebido nos sentimentos românticos, comentando com rebeldia e passionalidade o fato de autores franceses emularem o estilo de Byron sem levar em consideração que o próprio Byron foi inovador, o que foi fundamental para a consolidação de sua obra, e para que isso ocorresse, teve de romper com a estética definida na época, e ainda diz que: apenas um lampejo de originalidade ofuscaria toda a produção que tão somente copiava o estilo de Byron. É claro o anseio de Garrett pelo novo.
Referência bibliográfica
SANTOS, R. A. Literatura Portuguesa e Brasileira III. Batatais: Claretiano, 2014. Unidades 2.
...