Literatura da Língua Portuguesa Tema da aula: Trovadorismo
Por: 07081422 • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.698 Palavras (15 Páginas) • 791 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
Literatura de Língua Portuguesa
Plano reflexivo de aula
Disciplina: Literatura da Língua Portuguesa
Tema da aula: Trovadorismo
Referências:
CHAVES, Flávio Loureiro. História e Literatura.3ed.amp.Porto Alegre. Ed Universidade/UFRGS, 1999.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1997
Textos:
História e Literatura (referência acima)
A Literatura Portuguesa através dos textos (referência acima)
Imagens:
[pic 1] (imagem 1)
[pic 2] (imagem 2)
[pic 3] (imagem 3)
Exercícios: Propor como atividade que os alunos elaborem uma cantiga nos moldes da cantiga do amigo.
Introdução: Introduzir o conteúdo através do texto Trovadorismo.
Desenvolvimento: Desenvolver atividades nos moldes da cantiga do amigo, interagindo a sala de aula.
Conclusão:Concluir com imagens e músicas.
Conteúdo:
- Trovadorismo
- Comparação de cantigas trovadorescas primitivas com composições da música popular brasileira.
Tempo de duração:
- Esse conteúdo será necessário 4 aulas sendo de 50 minutos, sendo 2 aulas para a introdução, 1 para exercício e 1 conclusão.
-Colocar de 2 em 2 minutos, (propor que os alunos se dividam em dois corais para que cada grupo fale uma estrofe da cantiga).
Objetivos:
- Aumentar o conhecimento sobre os estilos da época.
- Conhecer a estrutura e as características das cantigas primitivas do trovadorismo comparando-as com composições da música popular brasileira da atualidade.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa, comparação, deleção de informações e produção de conhecimento.
Procedimentos de ensino:
- Apresentação dos alunos
- Apresentação de explicações sobre a diferença entre as cantigas líricas e satíricas, comparando as composições trovadorescas antigas com composições contemporâneas da música popular brasileira, as dificuldades, debate e perguntas durante a apresentação.
Recursos:
- Caneta;
- Caderno para anotações;
- Músicas;
- Vídeo.
Introdução a escola literária -Trovadorismo
Trovadorismo é uma escola literária iniciada em 1198 caracterizada por cantigas que eram divididas deste modo:
Cantigas líricas = Amor e amigo
Cantigas satíricas = Escárnio e maldizer
O trovadorismo é classificado como a primeira escola literária portuguesa por ter sido ocorrido durante a idade média (feudalismo). Teve inicio com a “Cantiga Ribeirinha’’, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Na época medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas. Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: ‘’Cancioneiro da Biblioteca’’, ‘’Cancioneiro da Ajuda’’ e ‘’Cancioneiro da Vaticana’’.
Momento Histórico
Momento final da idade média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante.
A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma. O maior temor humano era a ideia do inferno que torna a ser medieval submisso à igreja e seus representantes.
São comuns procissões, romarias, construções de templos religiosos, missas, etc. A artes reflete, então, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocêntrica. (CHAVES,1999)
As relações sociais estão baseadas também na submissão aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse de terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos os vassalos. Há bastante distanciamento entre as classes sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra.
Características
A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita, etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Esses últimos que vieram a dar origem ao nome deste estilo de época português. A divisão delas ocorre assim:
LÍRICAS:
- De amor: O homem para a mulher (eu lírico) masculino, denominada cantiga de amor. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente em uma posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão. (CHAVES,1999)
São tipos de Cantigas de Amor:
* Cantiga de Meestria: é o tipo mais difícil de cantiga de amor. Não apresenta refrão, nem estribilho, nem repetições (diz respeito à forma).
* Cantiga de Tense: diálogo entre cavaleiros em tom de desafio. Gira em torno da mesma mulher.
* Cantiga de Pastorela: trata do amor entre pastores (plebeus) por uma pastora (plebeia).
*Cantiga de Plang: cantiga de amor repleta de lamentos.
- De amigo: As cantigas de amigo eram inspiradas em cantigas populares, fato que as concebe como sendo as mais ricas e mais variadas no que diz respeito à temática e à forma, além de serem mais antigas. Diferentemente da cantiga de amor, na qual o sentimento expresso é masculino, a cantiga de amigo é expressa em uma voz feminina, embora seja de autoria masculina. Naquela época mulheres não tinham direito a alfabetização. Tais cantigas tinham como cenários a vida campesina ou nas aldeias, e geralmente exprimiam o sofrimento da mulher separada de seu amago (também chamado de amigo), vivendo sempre ausente em virtude de guerras ou viagens inexplicadas. O eu lírico, materializado pela voz feminina, sempre tinha um sentimento, representado pela figura da mãe, amigas ou os próprios elementos da natureza, tais como pássaros, fontes, arvores ou o mar.
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