Literatura infantil
Por: escg • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 460 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
Educação infantil- Referencial curricular nacional das possibilidades as necessidades.
Esse artigo cita alguns projetos pedagógicos para inclusão de crianças com necessidades especiais em creche e nas pré – escolas.
A criança de 0-6 anos adquiriu junto com a constituição de 1988 o direito de receber educação em creches e pré- escolas onde elas moram.
A constituição e a LDB/96 colocaram a educação infantil como primeira etapa na vida de uma criança, que tem como finalidade ajudar no desenvolvimento da criança de 0-6 tanto no físico, psicológico, social etc.
Embora já estejam muito avançada, muitos municípios ainda não se organizaram para receber as crianças; um grande avanço da LDB/96 é a oferta da educação para crianças especiais de 0-6 anos, a grande expectativa e o grande desafio e a “inclusão do diferente” que significa assegurar o atendimento a essas crianças.
Para incluir alunos com necessidades especiais não requer um currículo especial, e sim ajustes e modificações na aprendizagem, na pratica pedagógicas.
A criança com deficiência das possibilidades as necessidades
As crianças com qualquer tipo de deficiência têm a possibilidade de interagir, brincar aprender como qualquer outra criança, apenas de uma forma diferente.
Crianças com deficiência apresentam oscilações no processo da construção da sua inteligência, muitas escolas concentram-se apenas nas limitações das crianças e não aproveitam as possibilidades que os alunos dispõem.
A avaliação de cada criança deve ser feita com muita cautela, pois assim pode-se conhecer a forma de interação e comunicação que utilizam as possibilidades que possuem suas estratégias e suas ações.
E importante que sabemos que a inclusão das crianças com deficiência não depende do grau de deficiência que ela possui e sim da adaptação da criança ao grupo escolar, esse é o maior desafio da educação de hoje.
O currículo e a abordagem pedagógica na educação infantil
A construção da pedagogia para a educação infantil enfatiza o direito da criança de brincar e viver experiência de forma lúdica e enfatiza o direito de ir a escola.
Educar: significa situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem e outras atividades que ajudam no desenvolvimento da criança.
Cuidar: significa ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valoriza e desenvolve capacidades ( RCEI,1988 p,23,24)
Para que essas crianças possam estar na pré escola e em creches eles tem que ter professores empenhados na interação dessas crianças, tem que compreender suas necessidades seus desejos e o principal querer ajudá-los.
Não há uma necessidade de currículos especiais e sim a necessidade de adaptar os conteúdos para essas crianças. Para que a independência da criança seja realizada é preciso que a proposta pedagógica valorize a construção do sistema de significação da linguagem.
Ter um aluno com necessidades especiais pode ser difícil no começo, só que podemos aproveitar essas dificuldades para promover situações de aprendizagem.
O projeto de inclusão e a prática pedagógica.
Bibliografia:
http://www.ibc.gov.br/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevAgo2003_Artigo_2.rtf Acessado em 04/04/15 (Marilda Bruno ,Úrsula Heymeyer)
...