Literatura na escola
Seminário: Literatura na escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gts01 • 27/10/2014 • Seminário • 960 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
TEMA: Literatura na Escola
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A Literatura como instrumento formador de leitores na Escola Municipal
PROBLEMA: A Os alunos devem ser motivados a praticar a leitura, esta tarefa inicia-se em sala de aula e posteriormente em casa, contribuindo para o processo de resgate e concepção de uma leitura crítica.
HIPÓTESE: Através dos conhecimentos literários o aluno analisa os diversos temas do cotidiano e passa ter uma visão mais complexa na busca de novos conhecimentos.
OBJETIVOS:
Geral: tornar a Literatura um instrumento formador de leitores críticos, reflexivos e conscientes.
Específicos:
- Verificar as práticas adotadas pelo professor no que se refere ao ensino da leitura;
- Formar leitores críticos capazes de colocar em prática suas idéias;
- Incentivar a partir de obras literárias interpretações e produções textuais.
JUSTIFICATIVA
A partir de relatos de docentes das escolas públicas de Parintins, especificamente na Escola Municipal São Pedro do Parananema, percebe-se que os alunos da educação básica apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, fazendo com que estes têm mínimas habilidades de leitura e escrita.
O fracasso escolar está relacionado ao não domínio da língua, pois a leitura é uma grande ferramenta privilegiada de enriquecimento pessoal e a partir da leitura o aluno é capaz de argumentar e tornar-se crítico, reflexivo e consciente.
A produção textual apresentada por alguns estudantes da rede de ensino público parece estar pouco desenvolvida por falta da capacitação lingüística. Outro fator importante de destaque é a falta de formação e capacitação dos profissionais que atual na área da Língua Portuguesa/Literatura que não buscam levar alternativas de incentivo a leitura e a produção textual para os alunos.
Infelizmente a leitura é praticada de forma obrigatória, imposta pelos professores, cobrada e avaliada por meio de provas ou fichas de leitura, método esse reprovado por ir contra todo o processo educacional moderno.
A escola deve escolher livros que tenham a ver com a realidade dos adolescentes para que a leitura seja proveitosa.
Com o avanço das novas tecnologias e com a criação de várias redes sociais, o indivíduo deveria aproveitar-se na busca de novas leituras, resgatar romances que esquecidos em sala de aula, procurar entender e escrever poemas, que muitas vezes são disponibilizados em blog de profissionais da área, mas infelizmente o que se ver que esse novo avanço contribuiu para o indivíduo.
A Internet não deve ser vista como única fonte informacional, para Marcondes (1997), a Internet pode ser um poderoso instrumento para os bibliotecários, por ampliar significativamente o alcance do seu trabalho, no sentido de aproximar o mundo para seus usuários.
Há controvérsias em relação às novas tecnologias, para alguns, a Internet está desviando os alunos da leitura e da escrita correta; outros consideram o seu advento como um estímulo para que estes se envolvam mais em atividades de leitura e escrita, visto que os e-mails e MSN substituíram, respectivamente, as antigas cartas e bilhetes.
O profissional deve buscar conhecer seus alunos, verificar as dificuldades apresentadas, fazer um levantamento e traçar planos que os incentivem a participarem ativamente e deixando de lado o papel de ouvintes.
Trabalhar a Literatura na Escola é um caminho onde novos princípios serão definidos e transmitidos, para que possamos ter futuramente grandes leitores motivados a querer e a escrever mais, independente de sua cor, cultura, classe social e princípios filosóficos.
Trabalhando e incentivando a leitura, o professor ajudará os alunos a tornarem-se seres reflexivos, críticos, criativos e autônomos, auxiliando na formação de futuros profissionais,, pois a leitura acompanhará o aluno em toda vida.
O aluno na maioria das situações, considera a leitura das obras literárias como uma atividade chata e cansativa. Portanto, é papel fundamental da escola e da biblioteca reverter este pensamento juvenil e cativar o jovem a descobrir o significado da leitura.
Espera-se que os resultados desta pesquisa contribua não somente para formar bons leitores, mas também grandes profissionais
...