Análise da pesquisa da literatura refletida em muitas pessoas que abandonaram a escola
Tese: Análise da pesquisa da literatura refletida em muitas pessoas que abandonaram a escola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janepedagoga • 6/1/2014 • Tese • 2.976 Palavras (12 Páginas) • 495 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ
JANE MENEZES FERNANDEZ
ABANDONO ESCOLAR NO PASSADO E NO PRESENTE
RIO DE JANEIRO
2013
JANE MENEZES FERNANDEZ
ABANDONO ESCOLAR
Projeto de Conclusão de Curso de Pós-graduação lato senso em Orientação Educacional, apresentado ao Centro Universitário Barão de Mauá.
Orientador (a): Carolina Donegas Bernardes
RIO DE JANEIRO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................... 06
2. O TRISTE FATO DE ABANDONO ESCOLAR................................. 07
3. CONSEQUÊNCIA DESTE ABANDONO.......................................... 07
4. O QUE LEVA O ALUNO EVADIR DA ESCOLA? ............................ 08
5. OS AUTORES.................................................................................... 08
5.1 Aluno ...........................................................................................
5.2 Escola ........................................................................................
5.3 Pais/Responsáveis ...................................................................
5.4 Social ......................................................................................... 08
09
10
10
6. COMPLEXIDADE EM DIAGNOSTICAR O REAL MOTIVO DA EVASÃO ............................................................................................
10
7. NECESSIDADE DE UMA INTERVENÇÃO ....................................... 11
8. CONTROLE PARA SE EVITAR O ABANDONO ESCOLAR ........... 12
9. CONCLUSÃO .................................................................................... 12
10. REFERÊNCIAS ..............................................................................
13
ABANDONO ESCOLAR, NO PASSADO E NO PRESENTE
Jane Menezes Fernandez¹
RESUMO:
O objetivo deste artigo é analisar estudos realizados através de pesquisa bibliográfica uma reflexão a respeito dos muitos casos de abandono escolar. As dificuldades econômicas, e o insucesso na aprendizagem, são algumas características deste fenômeno. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação, para a busca de alternativas e melhorias dos indicadores da educação básica, para minorar a evasão escolar.
Palavras-chaves: Abandono escolar; evasão; aluno; desistir de estudar; desinteresse pelos estudos.
_______________________
1Graduação em Pedagogia; pós-graduanda em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail do autor: janepedagoga97@gmail.com . Orientador: Carolina Donegas Bernardes.
INTRODUÇÃO:
Este fenômeno sempre foi o vilão da educação. Trata-se de um tema complexo que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Muitos estudos destacam a importância sobre este assunto, nessa direção, buscam respostas para tantos questionamentos e alternativas para compreender e superar tantos casos de evasão escolar. Pois desde a década de1990 se apresentam inúmeros aspectos referentes a esse fenômeno, sejam eles na dimensão histórica, cognitiva, social, afetiva e cultural.
Neste contexto há um conjunto de variáveis, intra e extra-escolares que intervêm no processo de formulação da evasão e o fracasso, que vai desde as condições econômicas (desigualdades sociais, concentração de renda, etc.), culturais dos educandos e seus compassos e descompassos com a lógica de organização, cultura e gestão da escola.
Mudanças sociopolíticas, familiares e internas, são responsáveis por este fenômeno, que interferem tanto na área da educação, na vida pessoal e social dos educandos.
O TRISTE FATO DE ABANDONO ESCOLAR
Milhares de jovens que abandonam as salas de aula raramente voltam a se sentar em uma carteira escolar. Essa situação pode se agravar muito se não forem tomadas medidas para inverter esta rejeição que os jovens apresentam, após ficarem desmotivados e com a autoestima derrubada ao chão.
A saída precoce do meio escolar gera inúmeros obstáculos difíceis de serem vencidos. Os alunos que reprovam uma ou mais vezes na mesma série, e que já tenham a idade avançada se consideram fracassados, por não terem obtido êxito nos estudos.
Alguns alunos que saíram da escola antes de concluírem o 9º ano já se encontram inseridos no campo de trabalho. Conforme Queiroz (2011, p.03, apud Meksenas 1998) “os alunos são obrigados a trabalhar para o sustento próprio e da família”.
CONSEQUÊNCIA DESTE ABANDONO
O aluno que evade da escola, tem grande dificuldade para se enquadrar nas exigências do mercado de trabalho.
Essa saída precoce o desqualifica para alguns cargos, já que o mercado procura mão de obra qualificada, e esses jovens ingressam na sua vida profissional sem o devido preparo para almejar cargos mais elevados. Segundo (Klajner, 2005, p.193) Os adolescentes ainda não conseguem
...