Língua Portuguesa (Olavo Bilac)
Por: KNarutoK • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
LÍNGUA PORTUGUESA – OLAVO BILAC
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
em que da voz materna ouvi: "meu filho!",
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
Vocabulário
- Lácio: Região na Itália central onde se falava Latim;
- Ganga: Impureza contida nos minérios;
- Canglor: Som estridente de trombetas;
- Trom: Som de canhão;
- Procela: Tormenta no mar, tempestade;
- Arrolo: Canto de adormecer crianças;
- Viço: Força e exuberância vegetativa
ASPECTOS FORMAIS
Úl¹/ti²/ma³/ flor4/ do5/ Lá6/cio, in7/cul8/ta e9/ be10/la,
És¹/, a um²/ tem³/po, es4/plen5/dor6/ e7/ se8/pul9/tu10/ra:
Ou¹/ro²/ na³/ti4/vo5/, que6/ na7/ gan8/ga im9/pu10/ra
A¹/ bru²/ta³/ mi4/na en5/tre os6/ cas7/ca8/lhos9/ ve10/la...[pic 1][pic 2][pic 3]
A¹/mo²/-te as³/sim4/, des5/co6/nhe7/ci8/da e o9/bscu10/ra.
Tu¹/ba²/ de al³/to4/ clan5/gor6/, li7/ra8/ sin9/ge10/la,
Que¹/ tens²/ o³/ trom4/ e o5/ sil6/vo7/ da8/ pro9/ce10/la,
E o ar¹/ro²/lo³/ da4/ sal5/da6/de e7/ da8/ ter9/nu10/ra![pic 4][pic 5]
A¹/mo o²/ teu³/ vi4/ço a5/gres6/te e o 7/teu8/ a9/ro10/ma
De¹/ vir²/gens³/ sel4/vas5/ e6/ de o7/cea8/no9/ lar10/go!
A¹/mo²/-te, ó³/ ru4/de e5/ do6/lo7/ro8/so i9/dio10/ma,[pic 6][pic 7]
Em¹/ que²/ da³/ voz4/ ma5/ter6/na ou7/vi8/: "meu9/ fi10/lho!",
E em¹/ que²/ Ca³/mões4/ cho5/rou6/, no e7/xí8/lio a9/mar10/go,
O¹/ gê²/nio³/ sem4/ vem5/tu6/ra e o a7/mor8/ sem9/ bri10/lho![pic 8]
O poema de Bilac é agrupado em dois quartetos (marcados por quatro versos) e dois tercetos (marcados por três versos), quando o poema é marcado por essa forma fixa, chamamos portanto de Soneto. No caso do soneto escrito pelo autor, é retratado aqui a valorização de uma linguagem culta e de perfeição formal, é também denominado Heroico[1], além disso quanto a escansão, temos dois tipos de ocorrência: Crase[2] e elisão[3] (supressão).
Quanto as rimas, são compostas por interpoladas/opostas, ou seja, o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo rima com o terceiro. Denominamos assim ABBA, e também por alternadas/cruzadas, ou seja, quando rimam os versos ímpares (1º com o 3º, etc.) e os pares (2º com o 4º, etc.), denominamos assim ABAB. Sua acentuação é tônica, presente em palavras de origem grave ou feminina e, suas rimas são perfeitas, pois há correspondência completa na coincidência sonora. Vejamos no quadro abaixo:
[pic 9]
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