Metodologia de Ensino: Formação do Leitor
Por: stoffelsonia • 22/4/2017 • Projeto de pesquisa • 3.089 Palavras (13 Páginas) • 455 Visualizações
NOME DO CURSO
Disciplina: | Metodologia de Ensino: Formação do Leitor | ||
Tutor: | Adriana Sertori Sandrin | RA: | 8034510 |
Aluno(a): | SONIA STOFFEL DE SOUZA | Turma: | LETRAS |
Unidade: | CHAPECÓ |
Atividade... a) Descrição do Projeto:
Nesta atividade, você deverá analisar como o ensino de lei tura e a formação do leitor são propostos por um manual didático, isto é, se as orientações nele contidas observam as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do En sino Fundamental – Língua Portuguesa.
b) Objetivos:
Analisar como o ensino de lei tura e a formação do leitor vêm sendo propostos pelos manuais didáticos, ou seja, se as orientações neles contidas observam as recomendações dos PCNs para o Ensino Fundamental.
c) Público-alvo: você, aluno de licenciatura.
d) Metodologia:
1) Faça a leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. O documento pode ser encontrado no portal do MEC, no seguinte endereço:
2) Resuma ou elenque em itens as principais orientações para o ensino de leitura.
3) Escolha um livro didático dentre aqueles publicados a partir de 2010, da 5ª série/6º ano, 6ª série/7º ano, 7ª série/8º ano ou 8ª série/9º ano. Analise o encaminhamento dado pelo autor do manual didático no que se refere ao ensino de leitura, observando se as orientações nele contidas estão em consonância com as recomendações dos PCNs para o Ensino Fundamental.
4) Redija um parecer seu, avaliativo, com base nos PCNs, sobre a abordagem adotada pelo manual didático escolhido.
e) Pontuação: 0 a 1.5 ponto.
f) Critérios de avaliação: Na avaliação desta atividade serão utilizados como critérios:
•uso da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT;
•entender como vem sendo proposto ensino de lei tura e a formação do leitor pelos manuais didáticos;
•aprofundar os conhecimentos necessários à prática docente.
g) Realização e postagem:
A Prática deverá ser realizada individualmente. Cabe observar que cada aluno deverá desenvolver e postar o seu próprio projeto na Sala de Aula Virtual (SAV).
Observação: não será permitida a entrega de Pareceres iguais e/ou copiados da internet.
h) Carga horária e atividades previstas (apenas se você tiver que cumprir horas de prática). Entre em contato com seu tutor para obter informações referentes à carga horária prevista para esta atividade de prática.
i) Avaliação e validação da Prática (ou da atividade). A aprovação da atividade de Prática estará atrelada ao atendimento dos objetivos propostos no projeto. Também fará parte da avaliação continuada dessa disciplina (valor: 0 a 1,5).
A não realização da Prática gerará dependência (ver item anterior “Critérios de Avaliação”).
O envio de mensagens se encerra em 24/04/2017
FORMAÇÃO DE LEITORES NO PROCESSO DE ENSINO COM O LIVRO DIDÁTICO
RESUMO : O presente trabalho de pesquisa visa a verificar em que medida há práticas de leitura em livros didáticos e de que maneira estão postas nos livros, pois se constata que essa plataforma tornou-se, muitas vezes, o principal recurso pedagógico presente nas escolas, utilizado como apoio de ensino-aprendizagem da leitura. O objetivo central é, pois, investigar se o espaço destinado nesse suporte traz textos e atividades de leitura que propiciam a formação de um leitor proficiente, superando a condição de leitores passivos e críticos , ou se propiciam atividades mecanicistas, em que o aluno apenas é convidado a ler para aprender regras gramaticais. Para esta investigação, de natureza exploratória, mobilizaram-se três trabalhos, que fazem este tipo de análise, a saber: ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais e finais refletindo a partir da abordagem. Práticas de leitura em livros didáticos e de que maneira estão postas nos livros, pois se constata que essa plataforma tornou-se, muitas vezes, o principal recurso pedagógico presente nas escolas, utilizado como apoio de ensino-aprendizagem da leitura. de informação que ampliam o conteúdo contido no livro, buscando dar relevância no trabalho com diversidade de materiais que circulam em sociedade.
Palavras-chave: Leitura. Atividades. Livro didático.
Introdução:
A leitura é um ato de conhecimento importante para a humanidade e, se for bem trabalhada na escola, ou seja, se não for tratada como algo linear, pronto e acabado, traz resultados satisfatórios para a formação de leitores, com vistas a torná-los competentes.
Para que se construa um leitor proficiente, que compreenda os sentidos do texto e articule-os com seus conhecimentos prévios, tornando-se um sujeito crítico, ativo e indagador, é preciso que a escola propicie atividades de leitura que tenham como foco a interpretação global do texto, não utilizando o objeto de estudo como pretexto para ensinar gramática, por exemplo.
Deste modo, entendendo que, o livro didático tem sido um instrumento bastante presente nas salas de aula, utilizado, na maioria das vezes, como única ferramenta de leitura dos alunos.
1.0 O Livro Didático e suas implicações legais:
A educação escolar se caracteriza pela mediação didática pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, seus procedimentos e conteúdos devem adequar-se tanto à situação específica da escola e ao desenvolvimento do aluno quanto aos diferentes saberes a que recorrem. Surge, assim, a importância do livro didático como instrumento de reflexão dessa situação particular, atendendo à dupla exigência, de outro lado, os procedimentos, as informações e conceitos que devem ser apropriados à situação didático-pedagógica a que se destinam. A LDB n. 9394/96, em seu artigo 4º, inciso VII faz menção aos programas de apoio ao material pedagógico:
...