Metodologia do trabalho cientifico
Por: Biih Santos • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
O texto de Mario Sergio Cortella relata a vida cansativa de um professor em que vive anos e anos com na mesma profissão, e o tempo passa e entra mais um novo ano letivo, porém para aqueles que já atuam nessa área da docência há muito tempo não é algo tão novo assim. O fato de saber que tudo vai ocorrer do mesmo modo causa desanimação, e a falta de esperança os fazem não acreditarem mais no impossível e se tornarem presos ao possível. Agora mais idosos, carregando consigo um fardo de cheio de responsabilidades e sem imaginação, estão acomodados com o “deixar do jeito que está”.
Esse posicionamento desanimado gera também desanimação daqueles que os têm como exemplo e alguém superior, como o autor do texto Mario Sergio Cortella diz “desanimar é tirar animação”, é o espirito de vida que dá sentido a essa profissão. A luta deve ser continua, o fato de está desanimado é normal, acontece com todo mundo, só que esse fato não pode deixar paralisar e tornar aquele professor imóvel.
Há muito que se fazer, e não se pode deixar que esse desalento paralisasse as ações do docente. Se houver desistência o melhor a se fazer é deixar a profissão e dedicar-se em outra área de trabalho.
Recomeçar é o mais lindo nessa profissão, entrega-se aquele amor que é a educação, ter o poder de transformar, ter esperança e dar esperança é encantador. Quando se é um educador de verdade e se ama fazer aquilo não há nada que se possa fazer pra lutar contra a força desse amor.
UNIVERSIDADE ESTADUAL/ DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO- UEMASUL
CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
CAMPOS AÇAILÂNDIA
DANIELA SILVA AMARAL
EDIVANIA GONÇALVES SANTOS
GABRIELLE DOS SANTOS TEIXEIRA
RAYNA LETICIA DE JESUS ALENCAR
SARA LOPES RAMOS
O RISCO DO DESALENTO
Açailândia
2017
DANIELA SILVA AMARAL
EDIVANIA GONÇALVES SANTOS
GABRIELLE DOS SANTOS TEIXEIRA
RAYNA LETICIA DE JESUS ALENCAR
SARA LOPES RAMOS
O RISCO DO DESALENTO
Atividade apresentada á disciplina de Metodologia Científica do curso de Letras- Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa da Universidade UEMASUL, para obtenção de nota parcial.
Orientador: Professor Célio
Açailândia
2017
REFERÊNCIAS
CORTELLA, Mario Sergio. O risco do desencanto. Revista Educação, São Paulo, p.54, 01 fev. 2002.
...