Modo verbal e tempo verbal
Por: Julyany Souto • 26/6/2019 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DA PARAIBA – IFPB
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA/EAD
DISCIPLINA: MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNAS: JULYANY STEPHANY DOS SANTOS SOUTO- 20182640014
MARIA LEANE DE LIMA-20182640016
1) Sob que perspectiva o estudo das classes gramaticais é feito: da Gramática Tradicional ou a partir dos estudos de Mattoso? Como vocês percebem essa diferença? Exemplifiquem.
O livro escolhido foi o do 8º ano do ensino fundamental II de William Cereja e Thereza Cochar. E é sob a perspectiva dos estudos de Mattoso. Pois para uma melhor compreensão do aluno, os assuntos são divididos em classes, como classes dos nomes quando se refere a substantivos, adjetivos e advérbios e classes dos verbos, sem esquecermos-nos dos vocábulos conectivos. Diferentemente da Gramática tradicional que trás essa divisão feita pelas palavras variáveis incluindo substantivos, adjetivos, pronomes e verbos, e as palavras invariáveis: preposições, conjunções, interjeições e advérbios. Pois é a partir dessas características da gramática tradicional que notamos as diferenças entre a mesma e os estudos de Mattoso, fazendo com que possamos concluir nossa afirmação quanto a qual classe gramatical o livro é feito.
2) Qual, entre as duas acima, lhes parece mais viável ensinar as classes de palavras? Por quê?
A partir dos estudos de Mattoso, já que pela sua dinâmica se torna mais fácil a compreensão das classes gramaticais pelos alunos. Ele adota a terminologia de Bally (1950, apud Camara Jr., 1975) para tratar da classificação do substantivo que aparece como termo determinado; e do adjetivo que aparece como termo determinante de um substantivo.
Mas não devemos esquecer que ao longo do tempo a nossa língua sofreu diversas alterações com relação a sua classe gramatical, pois visto que a língua é algo vivo e que modifica ao passar do tempo.
Referências
CEREJA, William Roberto. Português linguagens, 8º ano / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. – 9 ed. Reform. – São Paulo: Saraiva, 2015.
...