Monografia "Primo Basílio" Causa ou consequência?
Por: AdryaEngeo • 1/7/2015 • Monografia • 10.721 Palavras (43 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Humanas - CCH
Curso de Letras
ADULTÉRIO EM “O PRIMO BASÍLIO”: Causa ou conseqüência?
Almenara – MG
Junho/2014
ADULTÉRIO EM “O PRIMO BASÍLIO”: Causa ou conseqüência?
[pic 1]
[pic 2]
Almenara – MG
Junho/2014
Dedico este trabalho aos amantes da Literatura, em especial aos meus colegas do Curso de Letras Português.
... da mesma forma como a quem posso chamar de anjos! Entretanto, como não consigo contar todas as estrelas do céu, também não conseguiria agradecer a cada um que participou... ensinou... riu... sofreu comigo as dificuldades e sentiu o sabor desta fase. Embora as estrelas não possam ser contadas por mim, elas continuam a fazer parte do meu universo e a ter um brilho especial como os meus anjos. Costumo dizer que a minha fé é infinita como o amor do poeta, e é a Ele que agradeço. Ao que considero o maior dos poetas, Deus. E aos seus anjos...
O professor que disse que eu deveria fazer a minha parte, pois Deus providenciaria todo o resto! O meu anjo do conhecimento, da sensibilidade e da razão. Devo a ele o desejo e a certeza de que seria possível ser uma graduada em Letras: Meu orientador Prof. Henrique Carlos Alves.
Aos meus colegas e amigos de curso Ana Paula Aguilar, Eliomar Mendes, Victor Gabriel Nogueira e Mabelle Karinne. Em todos eles me senti irmã, amiga, amada e rica da graça de Deus. Impossível descrever a gratidão que tenho por estes seres humanos, realmente HUMANOS e ao mesmo tempo divinos, pela bondade infinita permanente em seus corações. Por aquelas conversas e as trocas de informações nas madrugadas... as risadas... as orações... os desesperos... as lágrimas... a ousadia... a perseverança... a fé... a paciência... um abraço... uma palavra de conforto. Isso explica as reticências usadas no início.
Uma gratidão infinita, que tem a sua raiz plantada na minha primeira família, a que me deu a vida e me ensinou a fórmula da riqueza espiritual: a alegria de viver! Meus pais Vilmarch Nonato Senna (In memorian) e Mercedes Ferraz Sena, meus irmãos Margareth, Patrícia e Wanderley (In Memorian).
Ao meu companheiro de todas as lutas, fiel escudeiro, meu porto seguro: André Luis de Freitas Moura.
Aos meus filhos Davi e Gabriel, meu bem maior.
Orientador? Amigos? Pai? Mãe? Irmãos? Companheiro? Filhos? Não importa! Todos ANJOS de Deus... meus anjos! A todos... a minha eterna gratidão.
A alma humana é uma caixa donde sempre pode saltar um palhaço a fazer caretas e a deitarnos a língua de fora, mas há ocasiões em que esse mesmo palhaço se limita a olharnos por cima da borda da caixa, e se vê que, por acidente, estamos procedendo segundo o que é justo e honesto, acena aprovadoramente com a cabeça e desaparece a pensar que ainda não somos um caso perdido.
José Saramago, 2002, p.293
SUMARIO
RESUMO: Este trabalho se faz importante pela grandeza da obra de Eça de Queirós no contexto histórico-social-literário português em meados do século XIX quando a sociedade encontrava-se passando por significativas mudanças cientificas, filosóficas e econômicas. Aqui procuramos analisar como os escritores realistas retratavam as vicissitudes da sociedade burguesa, apontando as mazelas da instituição família e nela os problemas do casamento, neste caso o adultério feminino. Para atingirmos nosso intento nos servimos do trabalho daqueles que já discutiram esse mesmo assunto na obra de Eça tais como: Viana Moog, Carlos Reis, Machado de Assis, Massaud Moisés, dentre outros. No primeiro capítulo apresentamos Eça e sua obra no contexto português da época, procurando mostrar as relações existentes entre a mesma e o estilo de época que o antecedeu, no caso o romantismo, bem como mostrar características específicas do seu estilo, o realismo, e as influências dos novos caminhos trilhados pela ciência que foram assimilados pelos literatos realistas. No segundo capítulo apresentamos a análise e interpretação de como Eça trata da instituição casamento e nele do adultério feminino no romance O Primo Basílio. Procuramos mostrar como a personagem Luísa, criada pelo autor como o modelo da mulher portuguesa romântica, fútil e sonhadora representava aquilo que Eça considerava ultrapassado e passível de severas críticas, já que o mesmo lutava por uma sociedade mais avançada e sintonizada com as novas ideias vigentes em países da Europa tais como França e Inglaterra. Acreditamos ter conseguido mostrar como esse grande escritor, através de um romance que hoje é um clássico da literatura de língua portuguesa, atinge magistralmente o seu propósito.
Palavras chaves: adultério; feminino; literatura; social; sociedade; lisboeta
ABSTRACT: This work is important for the greatness of the work of Eca de Queiros the Portuguese social-historical-literary context in the mid nineteenth century when society found itself undergoing significant scientific, philosophical and economic changes. Here we analyzed how realistic writers portrayed the vicissitudes of bourgeois society, pointing out the ills of the institution of the family and her marriage problems, in this case the female adultery. To achieve our purpose we serve in the work of those who have discussed this same subject in the work of Eca such as Viana Moog, Carlos Reis Machado de Assis, Massaud Moses, among others. In the first chapter we present Eca and his work in the Portuguese context of the time, trying to show the relationship between the same style and era that preceded it, in case the romance and show specific characteristics of his style, realism, and the influences new paths taken by science that were assimilated by realistic writers. In the second chapter we present the analysis and interpretation of how Eca is the institution of marriage and it's female adultery in the novel The Primo Basilio. We try to show the character Louise, created by the author as the model of the romantic, futile and dreamy Portuguese woman represented what Eca considered outdated and subject to severe criticism, since it fought for a more advanced society and tuned with new ideas prevailing in European countries such as France and England. We believe we have been able to show how this great writer through a novel which is now a classic of Portuguese literature, masterfully achieves its purpose.
...