Utilização do Diagrama de Ishikawa para identificação das causas para a falta de tempo para estudo e preparação de uma monografia.
Por: eu mermu • 10/4/2017 • Dissertação • 619 Palavras (3 Páginas) • 2.517 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Meio Ambiente
Medida
Mão de Obra
Método
Material
Máquina
[pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]
Falta de Tempo para estudo e preparação de monografia
Computador
Após a identificação do problema (falta de tempo para estudar e preparar uma monografia, tendo em vista que em um ano terei que apresentar essa monografia a uma banca examinadora) optei pelo método de Ishikawa, também conhecido como Espinha de peixe.
Depois de determinar o problema, há a estruturação do diagrama, onde fiz o levantamento de todas as informações necessárias a respeito do problema em questão.
Ordena-se as informações da melhor maneira possível, apontando as principais causas e eliminando informações dispensáveis. Há também uma análise das causas para identificar quais delas impactam mais o problema e quais seriam suas possíveis soluções.
Em seguida desenhei o diagrama (Anexo) levando em conta as causas, já classificadas de acordo com os 6M’s. então separei cada causa de acordo com sua categoria (Máquina, Método, Material, Mão de Obra, Medida e Meio ambiente) ficando distribuídas da seguinte forma:
Máquina:
- Computador: uma das principais ferramentas de apoio, o computador com problemas atrasa todo trabalho e faz diminuir ainda mais o tempo para elaboração da monografia. De posse dessa informação, o ideal é manter manutenção do mesmo em dia.
- Telefone: a má utilização dessa ferramenta para acesso a mídias e redes sociais tira o foco no trabalho e desperdiça tempo. Nesse caso cabe um certo controle , com determinados horários de acesso as redes sociais.
Método:
- Planejamento: a falta de planejamento ou um planejamento mal elaborado contribui significativamente para a perda de tempo.
- Execução: a má execução de pesquisa e estudo para o projeto prejudica o andamento da monografia, afunilando cada vez mais o tempo. O ideal é fazer um bom planejamento e executar as atividades com o apoio do Diagrama de Gantt.
Material:
- Livros: escolha de livros errados ou de livros não específicos atrapalha. O ideal é escolher livros mais objetivos para fazer bom uso do tempo.
- Softwares: softwares com problemas podem prejudicar o andamento do projeto.
- Internet: assim como o telefone, se houver uma má utilização desse recurso, não a uma otimização do tempo.
Mão de Obra:
- Distração: a distração aparece como um grande problema na Mão de obra, então o ideal é que haja concentração para otimizar o tempo.
- Desorganização Pessoal: a desorganização faz com que o trabalho não ande no ritmo certo.
Medida:
- Metas: a falta de metas traz prejuízo ao andamento da monografia, visto que sem um objetivo claro fica mais difícil o controle do tempo para realizar as atividades de pesquisa e estudo.
- Cumprimento de agenda: apenas ter uma agenda não adianta, é preciso cumpri-la para otimizar ainda mais o tempo.
Meio Ambiente:
- Interrupções: interrupções atrapalham o andamento das ações e também fazem perder a concentração.
- Barulho: o ambiente barulhento também prejudica a concentração e causa desperdício do tempo que já é escasso. O ideal é um ambiente calmo e tranquilo para realização das atividades.
- Ergonomia: a falta de ergonomia causa uma ineficiência do uso dos recursos materiais, sem falar nos incômodos que pode causar ao corpo. Isso compromete o andamento do trabalho e faz perder o tempo que é cada vez mais escasso.
Após a distribuição das causas no diagrama, fica mais fácil entender os fatores que contribuem para a falta de tempo na elaboração de uma monografia.
O diagrama de Ishikawa possibilitou o levantamento das causas da falta de tempo e ajudou na identificação de soluções para o problema apresentado.
...