Morfologia
Por: alat • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 365 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
Morfologia
CAMPINAS
2014
SUMÁRIO
- Introdução
- Resenha critica
- Pesquisa Bibliográfica
- Síntese
- Exercícios língua Portuguesa
- Referencia bibliográfica
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade a análise do estudo da morfologia, conheceremos as formas e combinações sintáticas possíveis na formação das unidades lexicais, taxonomia das classes de palavras da língua portuguesa e as teorias da linguística contemporânea.
Poderemos também através desse estudo conhecer a originem do estruturalismo as concepções do precursor da linguística contemporânea Ferdinand Saussure suas teses e teorias do estruturalismo.
Ao final desde trabalho foi desenvolvido atividades que possam ser utilizadas para ministrar aulas de língua portuguesa.
Resenha Critica
O material visual e textual definem as concepções do linguista Ferdinand Saussure sobre as teorias estruturalistas, Saussure foi o percussor e responsável por tornar a linguística como uma ciência da linguagem contemporânea e no estudo do estruturalismo no final do século XIX e inicio do século XX , Saussure defendeu varias teses com base na linguística histórica baseando-se em estudos do comportamento linguístico dos povos europeus estudando a formação da língua e seus significados.
Saussure ministrou cursos de linguística no inicio do século XX porem não escreveu nenhuma obra sobre o assunto, pois focou somente nos estudos da sincronia que é a relação dos signos, o curso de linguística contemporânea começou a ser moldado através dos estudos desenvolvidos por dois de seus alunos Charles Bally e Albert Sechehaye através de manuscritos e anotações das aulas eles passaram a estudar e organizar as ideias de seu mestre que resultou no livro curso de linguística geral.
Saussure defendia a ideia de um curso geral de linguística que fosse independente de outras ciências, ou seja, defendia uma ciência da linguagem autônoma.
Estruturalismo é uma corrente de pensamentos e teorias um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade.
As principais definições do estruturalismo europeu de Saussure são as diferenciações entre langue e língua, considerações sobre signos linguísticos e distinção sobre o estudo sincrônico da língua.
É preciso que a palavra resulte não só de processos físicos, mas também fisiológicos e psicológicos e, sobretudo inseri-los na interação social. O estruturalismo e suas teorias foram à base para o desenvolvimento da linguística moderna o estruturalismo não deve ocorrer somente em termos de sensações, imagens ou estados afetivos, mas em totalidades unificadas.
Pesquisa Bibliográfica
O ser humano, a partir do momento que passou a viver em sociedade viu se preso a necessidade de ser comunicar, desenvolvendo assim a capacidade de se expressar. Desenvolveu se então, a língua e a linguagem, mas quais são as diferenças entre elas:
. Linguagem é a capacidade de se expressar pode ser através de sinais, gestos, expressões artísticas, sons entre outros que representam sentimentos e ideias.
. Língua é um conjunto de palavras que usamos para nos comunicar através de regras próprias e organizadas, como por exemplo, a gramatica.
Assim podemos dizer que a linguagem é o fim e objeto da expressão enquanto que a língua é um meio para esse fim .
Alguns linguistas dividem a linguagem em verbal e não verbal:
Verbal – é a escrita através do uso das palavras
Não verbal – uso de imagens sons, cores entre outros.
Tanto a linguagem como a língua nos ajuda a entender as expressões do ser humano, um gesto pode representar uma satisfação ou uma insatisfação bem como uma fala ou um pensamento escrito pode representar o mesmo.
Síntese
A ciência que constitui pelos fatos da língua passou por três fases sucessivas, gramatica que visa formular formas corretas de incorretas, filologia que é o movimento criado por Frederick Wolf onde a língua não é o único objeto da filologia que primeiramente quer fixar comentar e interpretar os textos seu erro é apegar apenas na língua escrita e esquecer a língua falada.
Gramatica comparada esclarecer a língua por meio de outra, em 1816 Franz Bopp comparou e identificou a relação entre o sânscrito, latim, grego e germânico seu erro foi negar seu objeto de estudo.
A matéria de linguística é constituída por todas as manifestações da linguagem humana, desde os povos selvagens a nações civilizadas.
A tarefa da linguística é fazer a descrição e reconstituir as línguas mães de cada família.
A linguística possui relações com outras ciências como filologia, psicologia, sociologia, antropologia e fisiologia.
O fenômeno linguístico possui duas faces que se correspondem que são o som e a linguagem.
O som é um instrumento da linguagem o lado individual é a fala, o lado social é a língua e o lado individual é o social da linguagem.
A semiologia é o estudo dos signos linguísticos.
Existem apenas dois sistemas de escrita o ideográfico que é a palavra representada pelo signo único e estranho ao som exemplo à escrita japonesa, e fonético que reproduzem os sons que sucedem as palavras,
O princípio dos signos linguísticos é a arbitrariedade que é o caráter limiar do significante.
...