NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA E IMPERÍCIA
Dissertações: NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA E IMPERÍCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guidrade • 22/3/2015 • 958 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
TAREFA 1: NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA E IMPERÍCIA
Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso.
Imprudência significa sem prudência; ausência de cautela; é agir tomando uma atitude diversa da esperada.
Imperícia significa falta de habilidade, experiência ou destreza; incompetência.
Tarefa 1 A:
Alexandre Castro de Arruda, 33, servidor público na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU), foi flagrado dirigindo embriagado após bater em outros 2 carros e tentar intimidar as vítimas para que não registrassem ocorrência. Ele também é advogado e não queria que as vítimas chamassem a Polícia. De acordo com a vítima F.D.F., 39, ele começou a xingar e destratá-la dizendo que ela “não sabia com quem estava falando”. (SABINO, 2013)
Alexandre dirigiria um Corolla branco e bateu no veículo de uma mulher na Avenida Mato Grosso quando engatou a ré (Figura 1). Ele tentou fugir do local e acabou batendo em outro veículo (Figura 2). Só não conseguiu fugir porque o veículo dele não funcionou após as 2 colisões. Consta no boletim de ocorrência da Polícia Militar que ele estava em “visível estado de embriaguez”. Quando a Polícia chegou ao local ele recusou-se a colocar as mãos na cabeça conforme a ordem dos policiais. Ele confirmou que havia ingerido bebida alcóolica e se negou a fazer o teste do bafômetro. (SABINO, 2013)
Figura 1 – Danos no Corolla com a primeira batida
O segundo carro atingido era de D. E. H. P., 26. Ela disse que já havia acionado uma viatura. Foi quando Alexandre sacou sua carteira e passou a dizer novamente que elas não sabiam de quem ele se tratava. Levado para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania, Alexandre pagou fiança de 1 salário (R$ 678) e foi liberado. (SABINO, 2013)
Figura 2 – Danos no Corolla com a segunda batida
Tarefa 1 B:
De acordo com a apresentação do caso, é possível identificar que o motorista Alexandre Castro de Arruda foi imprudente, pois assumiu o rico ao conduzir o veículo embriagado. Não teve a cautela necessária e também não tomou a atitude esperada perante está situação.
Tarefa 2:
1) E se ele não soubesse utilizar o instrumento com destreza?
Se ele não soubesse utilizar o instrumento com destreza, o dentista cometeu uma imperícia, pois o que se espera de um cirurgião dentista é ter habilidade, experiência ou destreza sobre todo o processo e até mesmo de seus equipamentos.
2) E se ele utilizava a chave digital de maneira intempestiva e sem os devidos cuidados?
Se ele utilizava a chave digital de maneira intempestiva e sem os devidos cuidados, o dentista cometeu uma negligência, pois agiu sem os devidos cuidados.
3) E se ele tivesse dormido pouco na noite anterior?
Se ele tivesse dormiu pouco durante a noite anterior, o dentista cometeu uma negligência, pois deixou de tomar os devidos cuidados para realizar o procedimento.
4) E se ele tivesse de ressaca?
Se ele tivesse de ressaca, o dentista cometeu uma imprudência, pois ele executou um procedimento mesmo ele não estando nas condições ideais para tal ocasião.
5) E se ele estivesse sob forte pressão emocional?
Se ele estivesse sob forte pressão emocional, o dentista cometeu uma imprudência, pois ele tomou uma atitude diversa da esperada, fazendo uma intervenção no idoso mesmo ele não estando nas devidas condições para o momento.
6) Um pai de família que deixa uma arma carregada em local inseguro ou de fácil acesso a crianças, podendo causar a morte de alguém.
Se o pai, sabe dos riscos de uma arma carregada,
...