Novos Generos e Velhas Bases
Por: Jonatas Sampaio • 14/4/2023 • Dissertação • 318 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Novos gêneros e velhas bases
Com o surgimento e o progressivo avanço das tecnologias, sobretudo as digitais, têm influenciado e modificado as formas de comunicação e interação entre os indivíduos nas sociedades. Por certo, não são propriamente as tecnologias que originam os gêneros e sim a intensidade dos usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias.
Em um contexto cibercultural, há a transmutação carregando novas identidades, características e formas de escritas. Esses gêneros, com formas comunicativas próprias, desafiam as relações entre oralidade e escrita, e, inviabiliza os modos ainda presente em muitos manuais de ensino de língua. Esses gêneros também permitem observar a maior integração entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento. No caso das publicidades, por exemplo, nota-se uma tendência a servirem-se de maneira sistemática dos formatos de gêneros prévios para objetivos novos. Como certos gêneros já têm um determinado uso e funcionalidade, seu investimento em outro quadro comunicativo e funcional permite enfatizar com mais vigor os novos objetivos.
Embora os gêneros textuais não se caracterizem nem se definam por aspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos, e sim por aspectos sociocomunicativos e funcionais, inexiste o desprezo da forma. Sendo evidente, que em muitos casos são as formas que determinam o gênero e, em outros tantos serão as funções.
Gêneros textuais e ensino
Tendo em vista que todos os textos se manifestam sempre num ou noutro gênero textual, um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão.
Considerando que os gêneros independem de decisões individuais e não são facilmente manipuláveis, eles operam como geradores de expectativas de compreensão mútua.
No ensino de uma maneira geral, e em sala de aula de modo particular, pode-se tratar dos gêneros na perspectiva atual e levar os alunos a produzirem ou analisarem eventos linguísticos diversos, tanto escritos como orais, e identificarem as características de gênero em cada um.
...