O ACENTO NA FONÉTICA E FONOLOGIA
Por: Débora Evellyn • 19/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 1.042 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO – ILC
FACULDADE DE LETRAS – FALE
DÉBORA EVELYN VILHENA SANTOS
FONÉTICA E FONOLOGIA
BELÉM
2016
Universidade Federal do Pará
Instituto de letras e comunicação - ILC
Faculdade de letras - FALE
Disciplina: Fonética e Fonologia
Discente: Alzerinda
Docente: Débora Evelyn Vilhena Santos
O acento é um aspecto gráfico da escrita. Os acentos gráficos são, o acento agudo, grave, circunflexo e o til. Além do acento gráfico, têm-se o acento prosódico relacionado a fonética, sendo aquele que aparece em todas as palavras que possuem duas ou mais sílabas, está relacionado a "tonicidade", e divide as palavras do português em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas de acordo com a posição da sílaba tônica. Desse modo, as sílabas podem ser tônicas ou átonas.
O acento gráfico, tido como o acento da escrita, ligado as normas gramaticais de uma forma geral são o acento agudo,o acento grave, o acento circunflexo e o til. O acento agudo (´), é utilizado sobre as letras a, i, u e sobre o e da sequência -em, indicando que essas letras representam as vogais das sílabas tônicas, seguindo os seguintes exemplos, como: Pará, ambíguo, saúde, vintém, sobre as letras e e o, indica que representam as vogais tônicas com timbre aberto, é o caso de pé e herói, logo depois temos o acento grave (`), que indica as diversas possibilidades de crase da preposição "a" com artigos e pronomes como em à, às, àquele. Apresenta-se o acento circunflexo (^), como aquele que indica que as letras e e o representam vogais tônicas, com timbre fechado. Pode surgir sobre a letra a, que representa a vogal tônica, normalmente diante de m, n ou nh como nas palavras: mês, bêbado, vovô, tâmara, sândalo, cânhamo.Por fim, o til (~), ele é um indicativo de que aquela letra tem um fonema nasal, os acentos são sempre colocados na sílaba tônica das palavras e cada palavra só tem uma dessas sílabas,com isso, as palavras ímã e órgão podem possuir dois sinais gráficos ao mesmo tempo uma vez que nos dois casos, o acento agudo indica a tonicidade e o til indica a nasalidade.
Seguindo a tradição estruturalista, Mattoso Câmara Jr. (1970, 1972), que estuda a acentuação do português no Brasil, define o acento como: "uma maior força expiratória, ou intensidade de emissão da vogal de uma sílaba em contraste com as demais vogais silábicas." (Câmara Jr. 1970:63), ou seja , o acento prosódico refere-se a aspectos relacionados à oralidade, uma vez que, a prosódia ocupa-se da correta emissão de palavras quanto à posição da sílaba tônica, segundo as normas da língua culta. Dessa forma, definida lato sensu, "a prosódia constitui a "parte da fonologia[...]referente aos caracteres da emissão vocal que se acrescentam à articulação propriamente dita dos sons da fala."(CÂMARA JR.P.322).Assim, no âmbito da prosódia, o acento será denominado como a maior intensidade expiratória (geralmente acompanhada de leve mudança de tom). As silabas serão tônicas ou átonas, de acordo com a saliência que apresentam, porém uma silaba somente será tônica ou átona em comparação com as demais.Neste caso, a silaba tônica será aquela que se dá com mais intensidade, as demais como são pronunciadas com menos intensidade serão denominadas átonas. Como salienta Mattoso Câmara (CÂMARA JR. P.48), o português é uma língua que tem acento intensivo, mas a gramática portuguesa - na verdade, as gramáticas das línguas ocidentais em geral - usa, no estudo do acento, a nomenclatura do grego, que é uma língua tonal. Por esse motivo, temos em vista os termos tônica e átona ( com tom e sem tom ), indicando a silaba com intensidade maior ou menor, ademais na palavra calor, a sílaba lor é a de maior intensidade, ou seja, átona e a sílaba ca de menor intensidade, será tônica.
Diante disso, a gramática tradicional divide as palavras do português em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas são as palavras: novel, ruim, mister .As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa exemplificadas pelas palavras: recorde, rubrica. Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas, representadas pelas palavras: quadrúmano, trânsfuga, munícipe.
...