O Contexto Empresarial
Casos: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martefischer • 28/9/2013 • 5.016 Palavras (21 Páginas) • 288 Visualizações
CONTEXTO EMPRESARIAL
A CONTABILIDADE, O CONTADOR E A EMPRESA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabidade Básica, Fundamentos da Administração, Introdução ao Direito Público e Privado e Matemática.
Prof. Luiz Fernando Soares da Silva, Helenara Maria Araman, Samara Headley e Temis Chenso Da S.R. Pedroso.
Concórdia
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 CONTABILIDADE 04
2.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 04
3 PROCESSO ADMINISTRATIVO 09
4 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA A CONTABILIDADE 15
5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS 18
6 RELATO EMPRESARIAL 20
6.1 ENTREVISTA 20
7 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CONTABILIDADE 10
8 A EMPRESA POSSUI PLANO DE CONTAS ESPECÍFICO? 23
9 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS 24
10 REGIME TRIBUTÁRIO 25
11 VISÃO DO GRUPO 26
12 PROCESSO ADMINISTRATIVO 27
12.1 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 28
12.2 RELAÇÕES DA EMPRESA COM O AMBIENTE EXTERNO 31
13 CONCLUSÃO 33
Peça a Deus que abençoe seu planos e eles darão certo. Provérbios 16:3.
1 INTRODUÇÃO
Observando em geral, quando pensamos em contabilidade, lembramos de cálculos, tributos, leis, tudo de forma burocrática e complicada de entender. Porém, a partir deste estudo poderemos encontrar os passos básicos para ter uma empresa de sucesso.
Sabemos que a contabilidade faz parte do nosso dia-a-dia,como pessoas físicas porque em tudo que fizemos há cálculos, temos que somar, dividir,multiplicar.
Com isso a contabilidade se torna cada vez mais presente em nossas vidas,tanto na profissional como na nossa vida diária.
A contabilidade faz parte de nossas vidas desde que tomemos conhecimento do dinheiro em nossas vidas. Quem nunca, quando criança, juntava moedinhas para ir comprar doce? A partir daí, já tínhamos uma noção de quanto nosso desejo ia custar, e de quantas moedas íamos precisar pra adquiri-lo; desde esse tempo fazíamos planejamentos para realizar nossos projetos.
Hoje, a contabilidade para nós não foge muito disso. Como pessoas físicas, nós trabalhamos, juntamos dinheiro, e a partir daí temos desejos de termos algo que venha nos agregar valor, ou que venha atender nossas necessidades, nossas vontades. Enfim, fazemos planejamentos para tudo isso, mesmo que nem tenhamos noção desse ato.
Nas organizações, a contabilidade é o ponto inicial para a tomada de decisões; as ferramentas da contabilidade são o termômetro para as empresas, onde podemos obter as informações necessárias para futuros projetos e decisões.
Os administradores, ou executivos, são os planejadores, organizadores, aqueles que tem a "idéia" inicial dentro das empresas, e cabe aos contadores a missão de fornecer as informações necessárias, de manter o "trêm na linha", para que os administradores não fujam da realidade, e para que, futuramente obtenham sucesso em seus planejamentos.
Observando o perfil do contador no ambiente organizacional, percebe-se que uma mudança positiva houve em relação aos seus métodos de trabalho.
O Profissional da contabilidade deixou de ser apenas um emissor de notas, escrituração de livros, registros de documentos, e tornou-se um grande aliado no processo decisório para os administradores.
A sua função dentro das empresas, e as suas atividades, passaram a ocupar um dos principais pontos de partida das tomadas de decisões dos administradores.
O contador é o grande aliado do administrador em relação á tomada de decisões, porque é a partir de suas infomações que os gestores passam a decidir o futuro da organização, e no entanto, esses dados devem ser precisos para que não haja falhas no processo, e no desenvolvimento da empresa.
2 CONTABILIDADE
2.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
Dentro da nova tendência mundial, a contabilidade é uma ferramenta de grande valia na gestão das empresas. Como já se tem conhecimento, a contabilidade tem um papel importante dentro das organizações, e há pouco tempo ela deixou de ser encarada como um setor burocrático, servindo apenas para cálculos e preenchimentos de guias e formulários para atender o fisco, e o profissional da contabilidade passou a ser visto como um fornecedor de informações essenciais à tomada de decisões empresariais.
O objetivo da contabilidade é fazer os devidos registros e controles contábeis, através de técnicas, normas e princípios para manter um controle permanente do patrimônio das organizações, com o foco na gestão empresarial de forma eficiente e eficaz.
Para MÜLLER (2009 Pg 3), a contabilidade capta dados, processa e os fornece aos seus usuários na forma de demonstrativos contábeis ou relatórios.
O objeto e a finalidade da contabilidade para COSTA (2009 Pg. 29), (...) é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
No entanto, podemos observar que a ciência contábil é a ferramenta de mais importante uso dentro das organizações, devido o seu demasiado nível de informações que ela propõe, cujas são obtidas através dos relatórios
...